iNÉDITA

HGE realiza procedimento cirúrgico cardíaco em criança

Por Redação com assessoria 14/01/2021 - 12:07

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Médico cardiologista, José da Silva Leitão Neto, foi o responsável pelo procedimento
Médico cardiologista, José da Silva Leitão Neto, foi o responsável pelo procedimento

O Hospital Geral do Estado realizou esta semana uma cirurgia inédita na unidade tendo como paciente uma criança. O médico cardiologista, José da Silva Leitão Neto, e sua equipe colocaram um marcapasso no garoto Sávio Henrique dos Santos, de oito anos.

Com defeitos cardíacos causados pela tetralogia de Fallot, condição rara causada por uma combinação de quatro defeitos cardíacos presentes no nascimento, Sávio precisava trocar o marcapasso que já tinha de forma emergencial. Ele não aguentaria uma transferência. A solução foi realizar o procedimento dentro do HGE.

“O marcapasso que a criança tinha apresentou um desgaste total da bateria; e ele, por ser dependente absoluto do equipamento, chegou ao hospital apresentando vários episódios de sincopes (desmaios) por conta da frequência cardíaca muito baixa. No final de semana ele chegou a ter duas paradas. Precisávamos apressar o procedimento para salvar a vida dele”, explicou o médico responsável pelo procedimento.


Para se ter uma ideia da gravidade do caso, Sávio chegou a ter uma frequência de 28, 32, 35 batimentos por minuto, segundo especificou o cardiologista. Geralmente, em condições normais, os batimentos cardíacos giram em torno de 60 e 80 por minuto. Toda a organização e realização do procedimento aconteceram com o auxílio da Casa do Coraçãozinho, parceria entre o governo de Alagoas e a Cordial, que doou o marcapasso para ser implantado na emergência estadual.

“A equipe toda está muito feliz! Foi o primeiro marcapasso pediátrico implantado no HGE. Essa criança não aguentaria uma transferência. Seria um risco muito grande ter que transportá-la para outro serviço. Então a equipe optou, sabiamente, por realizar o procedimento no HGE. Como sempre digo, temos os melhores profissionais dentro desta unidade hospitalar. Sávio se recupera bem na Unidade de Cuidados Intermediários do hospital, acabou de ser extubado”, comemorou Paulo Teixeira, gestor do HGE.


Encontrou algum erro? Entre em contato