SUSTO

Pão de Açúcar: turistas se perdem durante trilha em serra

Por Com assessoria 13/01/2021 - 09:45
Atualização: 13/01/2021 - 09:52

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Pão de Açúcar
Pão de Açúcar

O Posto de Bombeiros de Santana do Ipanema recebeu uma ligação, na tarde de ontem, 12, via a linha 193, de um pedido de ajuda de um grupo de pessoas que estavam perdidas em uma serra, localizada no Povoado Meirús, município de Pão de Açúcar. 

O grupo de cinco pessoas, dois casais e uma criança de cinco anos, do sexo feminino, saíram de Maceió, com destino a Pão de Açúcar, no início da manhã, com o objetivo de fazer uma trilha na Serra de Meirús, iniciando a trilha a pé, no povoado Meirús, por volta das 9hs.


Na ida, devido o calor e cansaço, uma das mulheres e a criança, mãe e filha, desistiram da trilha e decidiram ficar aguardando o restante do grupo concluir a trilha, para encontrar com eles no retorno. O grupo com as três pessoas, um casal e um homem, continuaram a trilha até o final.

Porém, no retorno, o grupo se afastou da trilha, ficando perdido. Como já estava bastante exausto e desidratado, sem condições físicas de continuar tentando voltar para a trilha e devido o avançar da hora, o grupo decidiu pedir ajuda.

Ao receber o chamado no Posto de Bombeiros de Santana do Ipanema foi identificado que o solicitante estava com internet móvel e foi solicitado que compartilhasse a localização para agilizar a busca. Foi acionado o apoio do grupamento aéreo e uma equipe de Bombeiros do Posto de Santana do Ipanema, que seguiu para o local mais próximo, por via terrestre.

Com o auxilio da localização por GPS foi encontrado um casal pela a equipe aérea do Falcão 03. Como o local era de difícil acesso, inviabilizando o pouso do helicóptero, um dos tripulantes saltou da aeronave, próximo do local, levando água para o casal, que estava bastante desidratado e os guiou até um local seguro, onde a aeronave pousou para o resgate.

O outro integrante do grupo que estava junto do casal resgatado, antes que o resgate aéreo chegasse, tinha seguido sozinho para tentar voltar para a trilhar e encontrar a mulher e a criança, que era sua esposa e filha, que estavam aguardando os três retornarem. Ele as encontrou e enviou a localização para nossa central e informando que estava na trilha, porém muito debilitado fisicamente. 

Devido o avançar da hora e como já estava anoitecendo, ficando inviável continuar o resgate desse outro casal e criança pelo grupamento aéreo com segurança, foi mobilizado uma guarnição do Posto de Bombeiros do Posto de Santana, para dar continuidade na busca por via terrestre, seguindo a trilha, até o encontro do grupo restante. Sendo encontrados pelos bombeiros por volta das 18:30h, bastante debilitados e desidratados.

Após o processo de hidratação e condução do grupo até um local seguro, não foi necessário encaminhá-los para apoio médico/hospitalar.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato