SEM DINHEIRO

Ex-prefeito de Matriz de Camaragibe deixa cofres vazios e servidores e aposentados deixam de receber

Por Bruno Fernandes 08/01/2021 - 13:57

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Ex-gestão não deixou dinheiro em caixa para pagamento de servidores
Ex-gestão não deixou dinheiro em caixa para pagamento de servidores

Os servidores públicos de Matriz de Camaragibe, além dos aposentados e pensionistas não vão receber salário nem os valores referente aos benefícios do mês de dezembro no próximo dia 10 de janeiro, segundo denúncia enviada ao EXTRA nesta sexta-feira, 8.

De acordo um extrato do mês de dezembro da conta da prefeitura, o ex-prefeito Anderson Bolevard (PSD) não deixou dinheiro em caixa para que seu sucessor, Fernando Cavalcante (MDB), possa realizar os pagamentos.

"Nao existe disponibilidade financeira para cumprir essas obrigações", explica Nairo Henrique, advogado do Fundo da Aposentadoria e Pensão de Matriz (Fapem). Além dos salários, o pagamento dos servidores aposentados deixou de ser feito e o valor que seria repassado, segundo a denúncia foi transferido para comerciantes da região.

"Não houve transferência de recursos da gestão anterior para que fosse feito o pagamento. A gente tem na folha de dezembro aproximadamente 400 beneficiários entre aposentados e pensionistas que em tese teriam até esta sexta-feira para receber e realmente não foi pago", conta o gestor do fundo.

De acordo com o novo responsável, o novo prefeito está de mãos atadas por não ter recursos para pagar a folha. "Até por que tem a folha de janeiro também que daqui há pouco terá que ser paga. Essa situação se tornou prioridade e estamos nos esforçando para fazer as coisas, mas sem dinheiro não tem milagre".

"Deduzo que a maioria dessas pessoas somente tem essa fonte de renda para sobreviver. Não sei ainda se vou e quando vou conseguir equalizar essa situação e estou de mãos atadas ate o momento. Espero que tudo seja resolvido visando minimizar o sofrimento dos aposentados e pensionistas daqui", finaliza.

Caso semelhante aconteceu em Atalaia. Após ser empossada como prefeita, Ceci Rocha (PSC) ainda não deu certeza a respeito do pagamento do salário de dezembro dos servidores do município. Segundo a prefeita, assim como em Matriz, não há dinheiro no caixa da prefeitura.

Eleita no último pleito realizado em novembro de 2020, Ceci revelou que os servidores não receberam o salário do mês passado porque o ex-prefeito, Chico Vigário, que não conseguiu se reeleger priorizou o pagamento de obras.

"A situação que eu e a vice, Camyla Brasil, encontramos em Atalaia é precária. Como é que um gestor deixa de pagar os servidores que trabalharam e prioriza o pagamento de obras? Infelizmente, os funcionários foram prejudicados e estão revoltados. Não há o que fazer, não tem caixa para pagá-los”, comentou Ceci.

O EXTRA tentou entrar em contato com o ex-prefeito para questioná-lo por meio de ligações sobre as afirmações feitas pelo novo gestor da previdência municipal, mas o antigo gestor não respondeu.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato