Alagoas, 28 de fevereiro de 2021 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ALAGOAS

Municípios do semiárido terão investimentos emergenciais em oferta de água

Tâmara Albuquerque

04/01/2021 09h09 - Atualizado em 04/01/2021 12h12

Investimentos em oferta de água beneficiarão 90 comunidades
Fotos PúblicasInvestimentos em oferta de água beneficiarão 90 comunidades

Ministério do Desenvolvimento Regional selecionou 939 localidades em 319 municípios, em nove estados brasileiros, para receber investimento em oferta de água. Alagoas  está na lista e 90 comunidades em vários municípios serão beneficiadas, num total de 51.094 habitantes.

O objetivo é reduzir a dependência por carros-pipa, na região do semiárido, e criar fontes de abastecimento, com oferta de água em quantidade e qualidade. Os recursos devem ser aplicados em ações de segurança hídrica, como perfuração de poços, cisternas, dessalinizadores do Programa Água Doce, entre outras.

O mapeamento das regiões prioritárias utilizou como critérios os pontos da Operação Carro-Pipa – que atendem o maior número de pessoas – e a incidência com que essas localidades necessitaram no carro-pipa nos últimos 36 meses. Segundo a Pasta, serão beneficiadas cerca de 587 mil pessoas.

Serão beneficiados os municípios de Pariconha, Traipu, Poço das Trincheiras, Girau do Ponciano, Carneiros, Lagoa da Canoa, Maravilha, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Major Isidoro, Cacimbinhas, Mata Grande e Belo Monte entre outros em Alagoas.

O uso de carros-pipa tem um custo muito alto à União (mais de 5,7 bilhões de reais desde 2013), e trata-se apenas de uma medida paliativa, que não consegue garantir quantidade de água suficiente para a população. O Ministério do Desenvolvimento Regional pretende lançar, em 2021, um edital para encontrar soluções inovadoras para levar água ao semiárido rural.



Fonte: Brasil 61

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade