ECONOMIA

Alagoas tem o maior crescimento do país no varejo no mês de novembro

Por Redação com assessoria 18/12/2020 - 16:25

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Isolamento e quarentena impulsionaram formas digitais de comércio
Isolamento e quarentena impulsionaram formas digitais de comércio

Alagoas apresentou o maior crescimento no consumo de varejo, com 11,5% de incremento em novembro em relação ao mês anterior, segundo os dados o IGet (Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro), divulgados nesta sexta-feira, 18.

O Brasil apresentou declínio de 5,5% no mesmo período, descontados fatores sazonais. No comparativo anual, pela primeira vez, o índice caiu 0,9%. O IGet é medido pelas transações das máquinas da Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, em 150 mil estabelecimentos comerciais do país.

Ao contrário do demonstrado no IGet de outubro, novembro apresentou queda do consumo em 16 estados, com destaque para Pará (-16,9%), Amapá (-16,2%), Tocantins (-15%) e Minas Gerais (-11,1%).

Paraná e Santa Catarina mantiveram os níveis em relação ao mês anterior e nove apresentaram crescimento, como Alagoas (11,5%), Sergipe (9%) e Espírito Santo (6,6%).

“O resultado do mês aponta para um novo indício de arrefecimento do consumo, que se beneficiou nos últimos meses dos estímulos fiscais temporários e impactou o mercado de bens. No histórico do IGet, vimos setores superarem os níveis de vendas do período pré-crise. Agora, vemos um ritmo menor e mais concentrado em serviços”, aponta Pedro Coutinho, CEO da Getnet.

No conceito Varejo Ampliado, a categoria “Partes e Peças Automotivas” teve o seu primeiro declínio (-2,5%) após registrar seis altas consecutivas, contribuindo para a queda sequencial do indicador. O setor Materiais de Construção caiu 7,1%.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato