MEIO AMBIENTE

Mais de 200 encalhes de mamíferos foram registrados em Alagoas em 10 anos

Os anos que mais ocorreram encalhes foram de 2018 e 2019
Por Bruno Fernandes 18/12/2020 - 14:28

ACESSIBILIDADE

Biota
Animais foram encontrados ao longo do litoral alagoano durante 10 anos
Animais foram encontrados ao longo do litoral alagoano durante 10 anos

Aproximadamente 216 encalhes de mamíferos aquáticos foram registrados em Alagoas, segundo dados do Instituto Biota de Conservação divulgados nesta sexta-feira, 18.

A quantidade é referente aos últimos 10 anos, de junho de 2009 até novembro de 2020. Do total, 203 foram de golfinhos e baleias, 10 de peixe-boi-marinho e outros três de lobos-marinho-subantártico.

Segundo o Biota, os anos que mais ocorreram encalhes foram de 2018 e 2019. No entanto, não é possível determinar através dos registros se houve um crescimento no número de encalhes em Alagoas ao longo dos anos.relacionadas_esquerda

Um dos casos mais marcantes deste ano aconteceu no Litoral Norte de Alagoas, em uma área de difícil acesso, em Carro Quebrado, município de Barra de Santo Antônio, no dia 20 de julho deste ano.

O mamífero da espécie baleia-fin encalhou no litoral norte de Alagoas, foi reconduzida ao mar, mas pouco tempo depois foi encontrada morta.

O trabalho de resgate do animal durou mais de 24 horas e contou com a ajuda de biólogos, veterinários, pesquisadores e voluntários.

Eles lutaram contra o tempo e se uniram para tentar salvar o animal de 13 metros de comprimento. A principal dificuldade foi a maré baixa. Quando a maré voltou a encher, a baleia voltou ao oceano sob aplausos.

Durante o período de resgate, o animal foi medicado e mantido umedecido para evitar a mais ferimentos na pele, provocados pelo sol.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato