POR 35 ANOS

BRK Ambiental assina contrato para administrar água e esgoto de 13 municípios alagoanos

Por Bruno Fernandes 18/12/2020 - 13:07

ACESSIBILIDADE

Márcio Ferreira
Empresa venceu o leilão organizado pelo BNDES em setembro
Empresa venceu o leilão organizado pelo BNDES em setembro

A BRK Ambiental, vencedora do leilão de concessão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para administrar os serviços de água e esgoto de 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió, assinou nesta sexta-feira, 18, o contrato de 35 anos ofertado pelo governo de Alagoas.

A partir de agora a empresa que deu um lance de outorga de 2 bilhões de reais está autorizada a iniciar a gestão de água e esgoto que beneficia aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, o que deve acontecer, segundo previsão do Estado, em até 180 dias.

Entre as exigências do contrato, a empresa terá que fazer investimentos de 2,6 bilhões de reais (US $ 468 milhões) durante a duração do contrato, além de reduzir dos atuais 59% para 25% o nível de perdas de água tratada em 13 municípios previstos no contrato.relacionadas_esquerda

O consórcio terá a meta de garantir acesso de 90% da população à rede de esgoto em até 16 anos e universalizar o abastecimento de água aos moradores em até seis anos.

O critério de escolha do vencedor do leilão foi a oferta de maior outorga pela concessão, sendo o valor mínimo de 12,125 milhões de reais. Os serviços serão prestados na capital e nas cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional, o objetivo da concessão é a universalização do serviço de água em seis anos e o acesso à rede de esgoto para 90% da população desses 13 municípios até o 16º ano de contrato.

A BRK é considerada a maior empresa privada de saneamento do Brasil e já integrou o grupo Odebrecht, inclusive era chamada Odebrecht Ambiental. Ela, atualmente, integra a organização canadense Brookfield, que comprou a maior fatia da companhia, em outubro de 2016.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato