PORTO RICO

Usina é multada em mais de R$ 300 mil por vazamento de melaço

Coletas foram realizadas em diferentes pontos do rio para identificar o grau dos danos
Por Bruno Fernandes 25/11/2020 - 15:19

ACESSIBILIDADE

Redes Sociais
Melaço atingiu Rio Jacuípe
Melaço atingiu Rio Jacuípe

A Usina Porto Rico, localizada no município de Campo Alegre foi multada nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (Ima) no valor de R$ 300 mil após o rompimento de um tanque que provocou um derramamento de melaço no Rio Jequiá.

Além do derramamento, o Ima constatou que a licença ambiental estava vencida. O valor aumentou com as multas de dano ambiental e interdição da usina. A indústria também deverá apresentar um plano de recuperação da área degradada.relacionadas_esquerda

O melaço chegou na manhã de terça-feira, 24, ao Rio Jacuípe e já causa danos irreparáveis ao meio ambiente, como a mortandade de peixes. A explosão em um dos tanques teria acontecido na segunda-feira, 23, mas o motivo ainda é desconhecido.

Coletas foram realizadas em diferentes pontos do rio para identificar o grau de danos causados. Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também foram enviados para a região.

Os moradores das comunidades ribeirinhas denunciam que o produto seria a causa da morte de peixes no rio e foram orientados a não aproveitar o pescado na alimentação.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato