PINHEIRO

Pesquisadores da UFPE e UFRN visitam bairros que estão afundando

Os profissionais foram contratados como consultores da Defesa Civil de Maceió
Por Bruno Fernandes com Secom 05/11/2020 - 17:22

ACESSIBILIDADE

Secom Maceió
Pesquisadores das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN)
Pesquisadores das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN)

Um grupo de pesquisadores das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN) chegaram nesta quinta-feira, 5, em Maceió para dar andamento ao projeto de consultoria e acompanhamento do monitoramento da área afetada pela instabilidade de solo que atinge os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Os profissionais foram contratados como consultores da Defesa Civil de Maceió e pela primeira vez estão na capital alagoana para conhecer in loco o mais complexo desastre em andamento no País e apoiar nas ações de monitoramento da área.

Na equipe de consultores, estão especialistas em Geologia, Engenharia Geotécnica, Mecânica das rochas e Engenharia de minas, e de Cartografia, além de alunos de mestrado e doutorado de Engenharia Geotécnica. 

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, a consultoria dos pesquisadores das Universidades Federais de Pernambuco e Rio Grande do Norte vem trazendo resultados importantes no monitoramento.

“Estamos trabalhando com diversos pesquisadores importantes das duas Universidades. A gente já vinha trabalhando de forma remota com os profissionais e agora eles estão em Maceió para conhecer a sede da Defesa Civil, equipamentos instalados e a área afetada pela instabilidade de solo”, explicou Dinário Lemos.

Os profissionais da UFRN e a UFPE participaram da construção da rede sismográfica que está sendo instalada na área para acompanhamento do problema e que vão possibilitar medir as movimentações da minas de exploração de sal-gema.

“É importante ressaltar que na parte de sismicidade, foi decidido pela Defesa Civil junto conosco de integrar o trabalho do professor Aderson, um trabalho muito importante que é feito, dentro do projeto como um todo. Isso tem um papel importante que a gente vai ter todos os dados em conjunto e fazer uma avaliação uma análise integrada”, explica Roberto Coutinho, que tem pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Termo de Cooperação

A consultorias dos pesquisadores das Universidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco fazem parte de uma das ações prevista no Termo de Cooperação Técnica 2 firmado entre a Prefeitura de Maceió e a empresa Braskem em dezembro de 2019 visando o acompanhamento adequado do problema de instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato