EM SIGILO

Tribunal de Contas de Alagoas abre processo ético contra conselheiro por assédio moral

Por Tamara Albuquerque 05/11/2020 - 07:52
Atualização: 05/11/2020 - 08:23

ACESSIBILIDADE

Cortesia ao EXTRA
Conselheiro Anselmo Brito
Conselheiro Anselmo Brito

O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas abriu Processo Ético para apurar denúncia de assédio moral praticada pelo conselheiro Anselmo Brito. A informação é do jornalista Ricardo Mota. O caso foi registrado há pouco mais de um ano contra a funcionária Cristiane Michele de Araújo Lima, titular da Diretoria de Fiscalização e Movimentação Pessoal do órgão. O Extra acompanhou e fez a cobertura dos fatos relativos à denúncia. 

Em agosto do ano passado a funcionária prestou depoimento ao ouvidor do TCE, Rodrigo Cavalcante, e foi criada uma comissão para analisar o caso.

Na ocasião, o Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Alagoas (Sindicontas) também protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual (MPE) contra o conselheiro. Anselmo Brito negou as acusações, mas confirmou que houve uma abordagem à servidora.

Segundo ele, a Cristiane Lima retirava processos, com documentos originais, da mala do próprio carro e ele questionou a situação, com o intuito de confirmar se eram processos do Tribunal de responsabilidade dos conselheiros. Ainda segundo o conselheiro, a servidora não teria a autorização dos responsáveis por transportar tais processos. 

"Processos públicos sendo levados em malas de carros particulares. Como não temos essa sistemática de home work, para mim era completamente inusitada esta situação. Desaparecendo qualquer um deles, com os documentos originais que os compunham, nem se poderia reconstituí-los. Processos que não poderiam, em hipótese alguma, estar fora das dependências do Tribunal de Contas", disse na ocasião.

O Sindicontas afirma, no entanto, que a servidora foi agredida verbalmente pelo conselheiro, que teria chegado a acionar os seguranças da Corte. A presidente do sindicato, Anna Maria Gusmão, afirmou que não foi o primeiro caso envolvendo o conselheiro em crime de assédio moral. A abertura do processo ético é um avanço para resolução do caso e corre em sigilo. A agressão considerada “gratuita” chegou a ser filmada por um estagiário da Casa. Segundo o sindicato, ao entrar no prédio a funcionária foi recebida aos gritos pelo conselheiro, na frente de outros servidores. 


Encontrou algum erro? Entre em contato