insegurança

Alagoas está acima da média nacional em casos de mortes violentas e intencionais de crianças e adolescentes

Por Tâmara Albuquerque 21/10/2020 - 11:41

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Crimes violentos assustam a população
Crimes violentos assustam a população

A morte violenta e intencional de crianças e adolescentes é um fenômeno inaceitavelmente comum e que afeta todos o país, mas alguns estados apresentam uma incidência maior desses casos. A análise apresentada no 14º Anuário de Segurança Pública mostra que em 2019 foram registrados 4.971 assassinatos de jovens entre 0 e 19 anos no Brasil, uma taxa de 2,69 por 100 mil habitantes. Em Alagoas, esse tipo de crime tem ocorrência acima da média nacional, com 6,02 vítimas para cada mil habitantes.

Violência mais numerosa foi verificada nos estados do Espírito Santo (6,79), Pernambuco (6,22), Sergipe (6,09), Roraima (5,78) e Pará (5,49). A taxa de mortes violentas intencionais de crianças por estado é uma forma de entender a magnitude do problema proporcionalmente à população do estado.

Em média, morrem mais de 13 crianças e adolescentes de forma violenta por dia no Brasil. “Trata-se dos indivíduos mais vulneráveis da nossa sociedade e que devem ser protegidos pelo Estado, conforme estabelece a Constituição brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Segundo o Anuário, as mortes entre 15 e 19 anos significam 89,90% do total. No entanto, é digno de nota que “mais de 10% das mortes sejam de crianças de 14 anos ou menos”. As ocorrências de mortes violentas intencionais possuem tendências de alta a partir de 13 anos de idade, sem sinal de queda até os 19 anos, aponta o documento. 

As vítimas do sexo masculino entre 15 e 19 anos representam 83% das vítimas dos crimes que terminam em morte de crianças e adolescentes no Brasil. A desproporção entre os perfis das vítimas também se dá na cor da pele. Os negros representam 75,28% das crianças vítimas de 0 a 19 anos. Os dados foram extraídos dos registros informados pelos estados de AL, CE, DF, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO, que representam 88,1% da população do Brasil. 

Entre os tipos penais de crimes letais, em todas as idades, o principal tipo é o homicídio (83,71%), seguida de mortes decorrentes de intervenção policial (14,81%). As armas de fogo são os instrumentos utilizados em 79% das mortes violentas intencionais contra crianças e adolescentes. Finalmente, é interessante verificar que as “ocorrências têm tendência de aumento em números absolutos nos finais de semana. Se a sexta-feira for considerada parte do final de semana, essa tendência torna-se ainda mais clara”, revela o Anuário.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato