RÉU CONFESSO

PM expulsa militar acusado de cometer estupros em série

Por Bruno Fernandes 19/10/2020 - 14:36

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Josevildo Valentim é suspeito de cometer estupros em Maceió, Marechal Deodoro e Rio Largo
Josevildo Valentim é suspeito de cometer estupros em Maceió, Marechal Deodoro e Rio Largo

O policial Josevildo Valentim dos Santos Júnior foi expulso da Polícia Militar de Alagoas nesta segunda-feira, 19. Ele confessou ter estuprado e matado no dia 15 de outubro, no Pontal da Barra, a vítima identificada como Aparecida Rodrigues Pereira, 18 anos, além de ter atirado contra o namorado dela. 

As investigações apontam ainda que outras 10 mulheres podem ter sido vítimas de estupro. Elas, inclusive, procuraram as delegacias de Rio Largo e Marechal Deodoro para denunciar os crimes. Além do assassinato de Aparecida Rodrigues Pereira, o policial confessou outro crime ocorrido em 2014, próximo à Praia do Francês, em Marechal Deodoro. O fato teria ocorrido durante o período em que estava lotado naquele município.

Devido às denúncias, o Ministério Público Estadual ingressou com uma ação penal solicitando a condenação e posterior expulsão de Josevildo, a decisão da PM, no entanto, não tem relação com a ação ingressada pelo órgão ministerial.relacionadas_esquerda

A expulsão deve-se por infringir a Lei Estadual nº 5.346/92 (Estatuto dos Policiais Militares de Alagoas) pela prática de atos que afetam a Honra Pessoal, o Pundonor Policial Militar, o Decoro da Classe e a Ética Policial Militar, uma vez que ficou comprovado que o policial militar infringiu norma penal, cometendo crimes gravíssimos.

"A Polícia Militar do Estado de Alagoas vem a público informar o licenciamento ex officio, no BGO nº 189 publicado no dia 15 de Outubro de 2020 a bem da disciplina e da moralidade da Administração Pública, das fileiras da Polícia Militar de Alagoas, o Sd PM Josevildo Valentim, lotado no 1º BPM", informa a PM.

Após a confissão dos crimes, o soldado chegou a ser internado no Hospital Geral do Estado (HGE) depois de ingerir uma certa quantidade de medicamentos. O PM, que se encontra preso no Presídio Militar, localizado no complexo prisional no Tabuleiro do Martins, pode ter tentado suicídio.

Júnior foi socorrido pela ambulância da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e encaminhado para o HGE na companhia de dois militares.

Crime no Pontal da Barra

A jovem Aparecida Rodrigues Pereira foi sequestrada, no dia 15 de outubro de 2019, com o namorado Agnísio dos Santos Souto, de 24 anos, da porta de casa. Nas proximidades de um campo de futebol, no Pontal da Barra, foi estuprada e morta. Agnísio levou quatro tiros, mas sobreviveu.

O PM, que revelou ser dependente químico, disse que estava sob efeito de drogas no momento em que sequestrou o casal. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na residência do militar, a polícia apreendeu o veículo Voyage, de placa ORK 2422/AL, que foi utilizado para a prática do crime.

A delegada Delegada Rosimeire Vieira, da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas informou que o inquérito deve ser concluído em breve e que, agora, passará ao Poder Judiciário a responsabilidade para adoção das medidas cabíveis. 

Rosimeire Vieira revelou que uma informação repassada de forma anônima foi de fundamental importância para chegar até o suspeito, além da ajuda de integrantes do 1º Batalhão da Polícia Militar, onde o policial era lotado.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato