INFLAÇÃO

Custo de vida exige que idoso reavalie gastos

Por R7 14/10/2020 - 07:33
Atualização: 14/10/2020 - 08:02

ACESSIBILIDADE

Assessoria
TRT/AL recebe até o dia 23 pedidos de inclusão de processos na pauta do Mês Nacional de Conciliação
TRT/AL recebe até o dia 23 pedidos de inclusão de processos na pauta do Mês Nacional de Conciliação

Com a alta da inflação da terceira idade no terceiro trimestre, a população idosa se vê na necessidade de procurar alternativas para manter o orçamento controlado e driblar a a alta nos preços. Segundo o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), divulgado pela Fundação Getulio Vargas, a inflação para esse público registrou alta de 1,93% frente a -0,03% no segundo trimestre.

No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação da terceira idade atingiu 4% e foi maior do que a da inflação oficial que chegou a 3,14%. Ou seja, os preços de produtos e serviços para os idosos subiram mais do que para a população em geral. Entre os itens que puxaram o aumento dos preços, vale destacar: carne bovina; cigarros; energia elétrica residencial; gasolina; passagem aérea; e produtos e serviços ligados a habitação, educação, leitura e recreação.

O economista André Braz, coordenador do IPC do FGV IBRE, e a educadora financeira Teresa Tayra prepararam algumas dicas para ajudar o idoso a driblar a inflação alta. Para Braz, as dicas para o público da terceira idade não são diferentes das recomendadas para qualquer família quando o assunto é reduzir gastos. Teresa acredita que o primeiro passo é reunir toda a família para explicar a situação e todos contribuírem para a redução de gastos. Confira 7 dicas dos especialistas:

1) Avalie a situação - Faça um levantamento criterioso sobre a sua atual situação financeira. Veja os gastos que são essenciais ou não para identificar o que é preciso cortar ou se é possível buscar alternativas.

2) Controle o orçamento -  Faça uma planilha para te ajudar a controlar os rendimentos e os gastos mensais. Só assim você terá total conhecimento sobre o seu orçamento e conseguirá tomar "as rédeas da situação".

3) Planeje as idas ao supermercado - A pademia do novo coronavírus fez muitas famílias começarem a planejar as idas ao supermercado. Esse hábito também pode ajudar, e muito, a reduzir os gastos.  Faça sempre uma lista dos produtos que realmente precisa e aproveite as promoções semanais que as grandes redes fazem para atrair clientes. "Pesquisar locais ou até mesmo os dias de compra ajudam a economizar. A maioria dos grandes mercados tem ofertas no decorrer da semana. Faça uma agenda e acompanhe as promoções."

Os encartes promocionais, segundo Braz, ajudam o consumidor a ter uma noção dos preços e buscar as melhores opções. "Muitos idosos necessitam de uma dieta diferenciada por causa da sua saúde. Mais opções lácteas para evitar a osteoporose, ou outros alimentos especiais. Os encartes promocionais ajudam o consumidor a pesquisar o melhor preço", diz Braz.


Encontrou algum erro? Entre em contato