CONTRATO

BRK Ambiental terá de reduzir perdas na distribuição de água tratada pela Casal

Por Tâmara Albuquerque 05/10/2020 - 10:10
Atualização: 05/10/2020 - 10:47

ACESSIBILIDADE

Divulgação
BRK Ambiental deve reduzir perdas de água tratada dos atuais 59% para 25%
BRK Ambiental deve reduzir perdas de água tratada dos atuais 59% para 25%

O consórcio BRK Ambiental, que arrematou em leilão a Casal (Companhia de Abastecimento D’Água e Saneamento do Estado de Alagoas), além de fornecer os serviços de saneamento e água potável à população terá que reduzir dos atuais 59% para 25% o nível de perdas de água tratada em 13 municípios previstos no contrato.

O projeto de concessão em Alagoas foi estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o governo do estado. A empresa venceu o leilão com uma proposta de pouco mais de R$ 2 bilhões e prestará o serviço em Alagoas por 35 anos. Durante o período de concessão, a companhia deve investir R$ 15,1 bilhões no estado, incluindo a renovação da rede de distribuição, que é muito antiga e um dos fatores de perdas de água.

O consórcio terá a meta de garantir acesso de 90% da população à rede de esgoto em até 16 anos e universalizar o abastecimento de água aos moradores em até seis anos. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), órgão do Governo Federal, quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e apenas 46% dos esgotos gerados no país são tratados.

Além disso, segundo o mesmo levantamento, quase 100 milhões de pessoas no Brasil empregam medidas alternativas no que diz respeito ao despejo de dejetos, como a utilização de fossas ou até mesmo jogá-los diretamente em rios. A pesquisa, que foi divulgada neste ano, contempla dados de até 2018.

Os serviços serão prestados na capital e nas cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato