ECONOMIA

Redução em até 65% da tarifa de energia pode chegar a 140 mil alagoanos

Por Redação com assessoria 01/10/2020 - 18:58

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Convênio entre prefeituras e distribuidora facilita cadastro na tarifa social
Convênio entre prefeituras e distribuidora facilita cadastro na tarifa social

Mais de 140 mil alagoanos têm direito ao benefício da Tarifa Social de energia elétrica, porém ainda não recebem o desconto, que pode chegar a 65% da tarifa de energia elétrica porque não estão cadastrados na distribuidora Equatorial. A empresa tem realizado convênios com as prefeituras para facilitar o acesso dos consumidores ao benefício, disponibilizando um novo sistema. Até setembro, 48 municípios assinaram convênio com a distribuidora.

Para se inscrever na Tarifa Social, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a sede do Bolsa Família mais próximo da residência e levar uma fatura de energia, CPF, identidade, o Número de Identificação Social (NIS) ou caso possua o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC) informar o número do benefício. Não é preciso ser o titular da conta de luz para fazer o cadastro.


Os descontos da Tarifa Social podem chegar em até 65% da tarifa de energia elétrica. O percentual é gradativo e a apresentação na fatura do cliente é detalhada por faixa de consumo. Quanto menor o consumo, maior o desconto na fatura. Para famílias indígenas e quilombolas que utilizem até 50kWh/mês, a redução é de 100%. Após 220kWh, os clientes pagam o valor normal da tarifa.

“Sabemos que o desconto pode fazer a diferença no orçamento das famílias e também na economia dos municípios, já que o dinheiro economizado com a conta de luz pode ser utilizado para fomentar o comércio local”, explica o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais.

Desde que a assumiu a concessão de energia, a Equatorial ampliou em quase 100% o número de famílias inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Em 2020, 70 mil clientes entraram no Programa e passaram a receber descontos, sendo 45 mil só no período de março a junho. Atualmente, 342 mil unidades recebem o benefício na conta de luz.

Os municípios que possuem convênio com a distribuidora para realizar o cadastro na Tarifa Social são: Barra de Santo Antônio, Belém, Belo monte, Branquinha, Cacimbinhas, Campestre, Campo alegre, Canapi, Carneiros, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Estrela de Alagoas, Ibateguara, Jacaré dos Homens, Japaratinga, Jaramataia, Jundiá, Major Isidoro, Mar vermelho, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Monteirópolis, Murici, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pariconha, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Satuba, Senador Rui Palmeira, Taquarana e União dos Palmares.


Encontrou algum erro? Entre em contato