venda da casal

Renan Filho afirma que vai privatizar 'a água' de todo o estado

Por José Fernando Martins 30/09/2020 - 11:13
Atualização: 30/09/2020 - 11:54

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Renan Filho em coletiva após leilão
Renan Filho em coletiva após leilão

Após o leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), realizado na manhã desta quarta-feira, 30, na bolsa de valores B³, em São Paulo, o governador Renan Filho (MDB) concedeu coletiva à imprensa na qual falou sobre a venda do trecho de abastecimento e saneamento da Região Metropolitana, que agrupa 13 cidades de Alagoas, entre elas, Maceió. 

Conforme Filho, outros trechos, denominados blocos, também vão ser leiloados a fim de privatizar ao máximo o serviço em Alagoas. Ainda segundo o governador, os consumidores podem ficar tranquilos "uma vez que a BRK Ambiental não irá aumentar a tarifa de água e esgoto", fato que estaria garantido em contrato.

Sobre o investimento do valor de dois bilhões e nove milhões de reais, referente ao lance da empresa, Renan Filho informou que traçará um plano técnico para levar água e saneamento básico a comunidades carentes do estado e a municípios que têm deficiência no setor. 

Leia mais

BRK Ambiental vence leilão e assume serviços da Casal em 13 municípios

Quanto às possíveis demissões de servidores da Casal com a privatização, o governador informou que o volume de operação para melhorias no abastecimento na Região Metropolitana será grande e que "terá trabalhos para todos". Também foi divulgado que a BRK irá avaliar o quadro de funcionários da Casal e que "oportunidades não faltarão".

Entre as exigências do contrato, a empresa terá que fazer investimentos de 2,6 bilhões de reais (468 milhões de dólares) durante a duração do contrato, que é de 35 anos. O critério de escolha do vencedor do leilão foi a oferta de maior outorga pela concessão, sendo o valor mínimo de 12,125 milhões de reais.

A vencedora assumiu a responsabilidade pela distribuição de água e pela coleta de esgoto para 1,5 milhão de pessoas. Os serviços serão prestados na capital e nas cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato