VENDA DA CASAL

BRK Ambiental vence leilão e assume serviços da Casal em 13 municípios

Por José Fernando Martins 30/09/2020 - 09:55
Atualização: 01/10/2020 - 11:11

ACESSIBILIDADE

Reprodução/TVB3
Renan Filho bate martelo e oficializa venda da Casal
Renan Filho bate martelo e oficializa venda da Casal

A empresa BRK Ambiental Participações S.A foi a vencedora do leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), realizado na manhã desta quarta-feira, 30, na bolsa de valores B³, em São Paulo, com um lance de outorga de 2 bilhões e nove milhões de reais. Os serviços privatizados correspondem ao abastecimento de água e saneamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió (RMM).

As concorrentes da empresa foram: consórcio Jangada, EQS Ambiental, Aegea, Águas do Pratagy, Paraíso das Águas e Águas de Alagoas.

Entre as exigências do contrato, a empresa terá que fazer investimentos de 2,6 bilhões de reais (US $ 468 milhões) durante a duração do contrato, que é de 35 anos.  O critério de escolha do vencedor do leilão foi a oferta de maior outorga pela concessão, sendo o valor mínimo de 12,125 milhões de reais. 

Lances das empresas interessadas
Lances das empresas interessadas

A vencedora assumiu a responsabilidade pela distribuição de água e pela coleta de esgoto para 1,5 milhão de pessoas. Os serviços serão prestados na capital e nas cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Leia mais

Tutmés Airan suspende liminar e leilão da Casal será realizado hoje

Concessão ou privatização da Casal: Bem ou mal para Alagoas?

Conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional, o objetivo da concessão é a universalização do serviço de água em seis anos e o acesso à rede de esgoto para 90% da população desses 13 municípios até o 16º ano de contrato. 

"Atualmente, 89% dos moradores da área a ser atendida têm acesso à água e apenas 27% possui tratamento de esgoto. A concessão também visa reduzir o nível de perdas de água, gerando mais eficiência na utilização dos recursos hídricos. É esperado que as perdas na área atendida caiam dos atuais 59% para cerca de 25%", destacou em nota.

O governador Renan Filho acompanhou o leilão
O governador Renan Filho acompanhou o leilão

Gustavo Montezano, presidente do BNDES, na ocasião, disse que o leilão foi uma vitória do povo alagoano, que "merecia" a venda da Casal. Também parabenizou a vencedora do certame informando que a empresa será responsável pela evolução do saneamento em Alagoas: "Esse evento está mudando o setor de saneamento no Brasil".

Renan Filho, governador de Alagoas, que acompanhou o leilão na bolsa de valores, desejou sorte à vencedora para "construir uma Alagoas mais igual para todos".

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato