REVITALIZAÇÃO

Nova etapa de requalificação da antiga Amélia Rosa tem escultura e parklet

Por Redação 24/09/2020 - 12:46
Atualização: 24/09/2020 - 15:52

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Primeiro parklet na avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, foi instalado nesta quarta-feira, 23
Primeiro parklet na avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, foi instalado nesta quarta-feira, 23

O primeiro parklet na avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, foi instalado nesta quarta-feira, 23, no primeiro trecho da avenida, no sentido praia-centro. O equipamento público faz parte de mais uma etapa do projeto de revitalização do canteiro da avenida, planejado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). No último dia 10, o local recebeu a escultura Encontros, do artista plástico Reinaldo Lessa, um convite à reunião, ao passeio e ao lazer, na concepção do artista.

O projeto de revitalização da avenida Antônio Gomes de Barros tem como objetivo a recuperação do canteiro central, instalando acessibilidade com segurança, com rampas próximas à faixa de pedestres e incorporando bancos em toda a sua extensão.

Os parklets funcionam como mini praças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. Serão construídos com madeira de reflorestamento e dotados de bancos, mesas, floreiras, lixeiras e paraciclos, segundo um modelo criado pela Sedet.

Estão previstos outros parklets ao longo de toda a avenida, na parceria entre a Prefeitura de Maceió e a construtora RPontes. O primeiro equipamento, feito pela Amaru Sustentabilidade, tem o apoio dos restaurantes Maria Antonieta, Armazém Guimarães e bloco Pinto da Madrugada, responsáveis por sua manutenção. A instalação será sempre próxima a um estabelecimento comercial e integrado à calçada, paralelos ou perpendiculares.

Para o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, o espaço representa a recuperação dos locais de convívio. A ideia de implantar parklets tem sido adotada em diversas cidades como reapropriação de áreas livres e resgate de espaços de encontro, paralelo ao crescimento das cidades. 

“O Parklet surge como equipamento que substitui espaços públicos de carro por espaços públicos para as pessoas, como forma de tornar a cidade mais humana e atrativa”, afirma Rodrigues.

“A revitalização da Amélia Rosa adota uma solução de arquitetura simples e moderna, pensando nas pessoas e na integração como desenvolvimento dos bairros”, assinala a secretária Rosa Tenório.

Os interessados em parceria para a implantação de parklet em seu bairro podem procurar a Sedet para a adoção de um espaço público na área de seu interesse, em frente ou próximo ao seu comércio. Uma equipe fará os estudos para adequação do espaço, de acordo com o modelo e as condições ideais de acessibilidade.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato