EDUCAÇÃO

Alagoas ultrapassa metas do Ideb nos anos iniciais e finais

Por Bruno Fernandes 15/09/2020 - 13:16

ACESSIBILIDADE

Assessoria
No ensino médio o avanço foi de 8,33%
No ensino médio o avanço foi de 8,33%

Alagoas conseguiu cumprir 92,1% das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ficou em segundo lugar no ranking nacional, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 15, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ceará tem a maior porcentagem de municípios que atingiram a meta de 2019 para as escolas públicas municipais, de 98,9%. Por outro lado, no Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins menos da metade dos municípios alcançou a meta esperada.

Em termos gerais, o Brasil avançou no índice em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019. 

Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8 em 2017 para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares.

Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5. 

O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato