NOVO MUNDO

População denuncia falsos casos suspeitos de covid-19 em posto de saúde

Por José Fernando Martins 12/09/2020 - 08:30
Atualização: 12/09/2020 - 08:32

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Unidade de Saúde do Novo Mundo
Unidade de Saúde do Novo Mundo

A Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mundo, localizado na comunidade com o mesmo nome, em Maceió, está sendo alvo de críticas e denúncias graves, por parte da população, que colocariam em xeque as estatísticas sobre casos de covid-19 na capital alagoana. As denúncias são de que funcionários estariam produzindo casos suspeitos da doença para conservar o trabalho na unidade.  

Segundo denúncia encaminhada ao EXTRA, quem entra na unidade de saúde já é 'taxado' como suspeito de covid-19, mesmo estando com sintomas que não são comuns à doença. Essa atitude, diz um denunciante que não concordou ser identificado por medo de represálias, seria uma tentativa de manter a unidade funcionando com os atuais profissionais temporários. "Se houver uma queda brusca no número de pessoas com suspeitas de covid-19, o posto pode deixar de ser 'sentinela" e ocorrer desemprego". É comum as pessoas falarem isso ao procurar a unidade, mas não querem se identificar.

No mês de maio, a USF, conforme anunciou o governo do Estado, se transformou um centro de triagem durante a pandemia. A mudança ocasionou diminuição no atendimento da população das redondezas com outras patologias, ou seja, sem sintomas de síndrome gripal. 

"O posto virou sentinela para diagnóstico e tratamento de covid-19, mas de uns meses para cá, sabemos que os casos reduziram", contou o denunciante.

Ainda segundo a denúncia, para justificar os contratados, que são temporários, os administradores da unidade estariam colocando todos que vão buscar assistência no posto como 'suspeitos de covid-19'.

"E o pior é que isso ainda está prejudicando a própria comunidade, pois os próprios usuários têm que sair do Novo Mundo para ir a outros bairros em busca de atendimentos".

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Unidade de Saúde da Família Novo Mundo foi reestruturada para ofertar à população da comunidade e dos bairros vizinhos desde o atendimento inicial até o tratamento necessário para cada caso, evitando que a situação do paciente com síndrome gripal evolua e cause internações e até mesmo óbitos. De maio para cá, foram cerca de 5.500 atendimentos apenas nesta unidade.

A SMS explica que casos sintomáticos de síndrome gripal são enquadrados como suspeitos para que sejam avaliados e tratados. Se confirmado, é registrado como positivo; se não, como negativo para Covid-19.

O órgão destaca que a população não ficou desassistida, já que os serviços continuam sendo prestados nas unidades vizinhas, como UBS do José Tenório, USF Maria José Vasconcelos Netto, UDA Fat, entre outras que ficam no 5° Distrito Sanitário. A SMS ressalta que unidade ainda se faz necessária já que, mesmo com a redução, os casos continuam surgindo e a população não pode considerar a doença como vencida.


Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato