SINTOMAS PARECIDOS

Nova síndrome associada à covid-19 já atingiu 9 crianças em Alagoas

Maioria das vítimas no Brasil tem menos de 10 anos
Por Bruno Fernandes com agências 10/09/2020 - 13:30

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Pelo menos 197 crianças e adolescentes apresentaram sintomas
Pelo menos 197 crianças e adolescentes apresentaram sintomas

Dados do Ministério de Saúde divulgados nesta quinta-feira, 10, mostram que pelo menos 9 crianças e adolescentes alagoanos apresentaram diferentes problemas de saúde que podem apontar uma nova doença associada à covid-19.

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica também pode ter causado a morte de pelo menos 14 pacientes com idades entre 0 e 19 anos, apenas entre maio e agosto, no Brasil. De 197 crianças que apresentaram a síndrome no País, 140 tinham menos de 10 anos quando estiveram doentes.

Alagoas não apresenta óbitos pela possível nova síndrome. As mortes foram notificadas em pelo menos oito estados: Pará (3 óbitos), Rio de Janeiro (3), Ceará (2), Paraíba (2),Bahia (1), Pernambuco (1), Piauí (1) e São Paulo (1).

Quanto ao número geral de casos, o Ceará é o estado com mais notificações – somando 41. Em seguida estão Pará (24), Rio de Janeiro (22), Distrito Federal (19), São Paulo (19), Bahia (11), Alagoas (9), Pernambuco (9), Rio Grande do Sul (9), Rio Grande do Norte (9), Espírito Santo (8), Paraíba (6), Piauí (6), e Minas Gerais (5).

Se manifestando com diversos sintomas diferentes, a principal característica da síndrome é a febre persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos.

Em alguns casos, a pessoa desenvolve sintomas respiratórios e disfunção cardíaca, além da uma atividade anti-inflamatória no organismo.

Os primeiros casos da doença foram registrados na Europa, em abril, mês em que o coronavírus já tomava grandes proporções por todo o mundo.

Assim como a covid-19, os casos da nova síndrome se espalharam com muita rapidez, levando a Organização Mundial da Saúde a emitir um alerta aos pediatras.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato