saúde

Alagoas registra baixa procura por vacina contra sarampo

Por Tâmara Albuquerque 06/09/2020 - 08:03

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Vacinação é prorrogada no país até 31 de agosto
Vacinação é prorrogada no país até 31 de agosto

Devido à baixa procura pela vacina contra o sarampo, o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação para a população de 20 a 49 anos até o dia 31 de outubro em todo o país. Desde o início da vacinação em 16 de março deste ano até o dia 17 de agosto, foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas nessa faixa-etária, ou apenas 5,8% do público-alvo.

Esse número está muito abaixo da estimativa do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, que é de aproximadamente 90 milhões de pessoas. Em Alagoas, foram registrados três casos de sarampo, sem óbitos, até final de julho. A vacinação foi realizada em apenas 28,63% do público-alvo, até o final de agosto. 

Isso é um fator grave, pois a vacina contra o sarampo é a única forma de prevenção efetiva contra a doença, tanto que essa vacina é uma das que está no calendário de rotina de todo brasileiro.

O Ministério tem alertado a população quanto à importância da vacinação, mesmo com a pandemia da covid-19 em evidência no país. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente da doença, o Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões. A Região Norte apresenta 5 (71,4%) estados com surto, a Região Nordeste 6 estados (66,7%), a Região Sudeste 3 (75,0%), a Região Sul 3 (100,0%), e a Região Centro-Oeste 4 (100,0%).

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato