MERCADO DE TRABALHO

Alagoas registra saldo positivo de novos empregos no mês de julho

Por Bruno Fernandes 25/08/2020 - 14:47
Atualização: 25/08/2020 - 14:56

ACESSIBILIDADE

Divulgação
9,8 milhões estavam sem trabalho na quarta semana de julho
9,8 milhões estavam sem trabalho na quarta semana de julho

Alagoas registrou saldo positivo na criação de empregos formais no último mês de julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira, 25.

Durante o mês em questão, foram identificadas pela ferramenta de pesquisa 7.054 admissões e 5.483 demissões no estado, um saldo positivo de 1.571 postos de trabalho.

Os resultados, apesar de baixos, ainda são reflexo da pandemia provocada pela covid-19, que tem impactado diretamente a economia, com projeção de retração acentuada do Produto Interno Bruto (PIB) em efeito cascata para todas as cadeias de consumo.

Estatísticas Mensais do Nordeste do Emprego Formal do Caged

A retomada comercial na maioria dos estados brasileiros é uma tentativa de colocar a economia novamente nos eixos, mas o cenário ainda é de muita indefinição.

Na contramão nacional, Sergipe foi o único estado no Nordeste que teve saldo negativo de empregos em julho. Foram identificadas 4.215 admissões e 5.019 demissões no estado, um saldo negativo de 804 postos de trabalho que deixaram de ser ocupados (-0,30%).

Além de Sergipe, apenas Amapá e Rio de Janeiro destoaram do cenário nacional, que neste levantamento obteve saldo positivo de 131 mil novos empregos.

Se levado em consideração os últimos sete meses, os únicos estados que obtiveram resultados negativos Alagoas (-7,78%) e Rio de Janeiro (-5,53%). O saldo médio do País no ano também é negativo, com -2,82%, equivalente a menos 1,1 milhão de empregos em todo território nacional.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato