VAGA NO TC

Aposentadoria de Amélio abre vaga no Tribunal de Contas

Novo conselheiro será indicado pelo Poder Legislativo
Por Redação 07/08/2020 - 09:58
Atualização: 08/08/2020 - 07:36

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Cícero Amélio
Cícero Amélio

O conselheiro afastado Cícero Amélio, que brigava na Justiça para reassumir o cargo no Tribunal de Contas, conseguiu se aposentar por tempo de serviço. O ato de aposentadoria voluntária foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira, dia 5. 

O ex-deputado estadual foi indicado conselheiro do TC pela Assembléia em agosto de 2008 e sua vaga será preenchida por indicação do Poder Legislativo, como determina a Constituição.


Além de Amélio, a Assembleia Legislativa indicou Rosa Albuquerque, Maria Cleide Beserra e Fernando Toledo, fechando sua cota de quatro conselheiros no Tribunal de Contas do Estado.

Das três vagas que cabem ao Poder Executivo no colegiado, uma é de livre escolha do governador, a outra é do Ministério Público de Contas e a última é dos Auditores de Contas, que enviam os nomes dos indicados em lista tríplice para escolha do governador. Essas vagas estão ocupadas, respectivamente, pelos conselheiros Otávio Lessa, Rodrigo Cavalcante e Anselmo Brito. 

Apesar de o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, publicar parecer sugerindo que a vaga de Amélio é de indicação do governador, o cargo entra na cota da Assembléia.

Vale lembrar que a última vaga de livre escolha do governador foi preenchida pelo conselheiro Otávio Lessa por indicação de Ronaldo Lessa, então governador do Estado. São cadeiras cativas de cada Poder, como garante a Constituição.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato