FASE AMARELA

Governo libera reabertura de bares e shoppings a partir de segunda-feira

Por Tamara Albuquerque e Bruno Fernandes 14/07/2020 - 17:16
Atualização: 14/07/2020 - 20:02

ACESSIBILIDADE

Reprodução
O governador Renan Filho durante live transmitida pelas redes sociais
O governador Renan Filho durante live transmitida pelas redes sociais

O governador Renan Filho anunciou nesta terça-feira, 14, mais um passo em direção à reabertura da economia local e determina que Maceió entre na Fase Amarela do plano de retomada das atividades econômicas do estado na próxima segunda-feira, 20.

Nessa etapa, será permitido o funcionamento dos shoppings centers, galerias, centros comerciais e lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m², além de bares e restaurantes que vão abrir com limite de 50% da capacidade.

Esses estabelecimentos estão fechados em Alagoas desde 20 de março pelo decreto nº 6.9541. Segundo anunciou Renan Filho, a Região Metropoliltana e Região Norte passam da fase vermelha para a fase laranja.

Exceto essas regiões, o interior do estado continua na Fase Vermelha do plano. O motivo é que o cenário da Covid-19 em alguns deles, como Arapiraca e entorno, ainda exige acompanhamento rigoroso em função do crescimento de novos casos da doença, como mostram os boletins epidemiológicos da pasta da Saúde.

O decreto do governador Renan Filho será publicado no Diário Oficial do Estado ainda esta semana. Com as alterações, também será permitido o funcionamento de templos, igrejas e demais instituições religiosas com 50% da capacidade.

As alterações no plano de reabertura das atividades foram apresentadas por Renan Filho e parte do seu secretariado em coletiva neste final de tarde. Em relação ao transporte escolar intermunicipal, o chefe do executivo ainda aguarda a finalização do estudo sobre a segurança da retomada.

O governador admitiu como argumento para essa flexibilização do distanciamento social controlado os resultados que técnicos consideram satisfatórios e foram colhidos na matriz de risco, que leva em conta a utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e a evolução da Covid-19. 

Segundo Renan, nas últimas semanas esses indicadores analisados permitem que Maceió avance na retomada das atividades econômicas, desde que os segmentos sigam as determinações e normas sanitárias para evitar nova escalada da Covid-19.

Mortes por covid-19 em Alagoas

O anúncio do inicio da Fase Amarela acontece no mesmo dia em que Alagoas ultrapassou o número de 1300 mortes por covid-19, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde.

O Boletim Epidemiológico desta terça-feira, 14, confirmou mais 709 casos de covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 47.005 casos confirmados do novo coronavírus até o momento.

Até hoje foram confirmados 1.314 óbitos por covid-19 em território alagoano, mas sete deles eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, tendo como vítimas cinco homens e duas mulheres.

Dos 1.303 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 511 estavam ocupados até as 11h de terça-feira, 14, o que corresponde a 39% do total.Atualmente, 172 pacientes estão em leitos de UTI, 20 em leitos intermediários e 319 em enfermaria.


Encontrou algum erro? Entre em contato