EFEITO CORONA

Comércio varejista alagoano cresce 9,3% durante o mês de maio

Apesar do crescimento, índice não foi o suficiente para recuperar as perdas
Por Bruno Fernandes com IBGE 08/07/2020 - 14:41
Atualização: 08/07/2020 - 15:27

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Recuo na economia foi provocado pelos efeitos do isolamento social
Recuo na economia foi provocado pelos efeitos do isolamento social

O comércio varejista em Alagoas registrou um crescimento de 9,3% no volume de vendas no mês de maio em comparação ao mês anterior, abril, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Apesar do crescimento, a alta não foi o suficiente para recuperar as perdas. Na comparação com maio de 2019, o volume de vendas teve uma queda de 19,4%. No acumulado do ano, o setor recuou 10,1% e, levando em consideração os últimos 12 meses, a redução foi de 5,3%.

O recuo na economia entre os meses de março e abril foram geradas principalmente pelos efeitos do isolamento social, afirma o instituto.

Em relação ao Brasil, foi possível notar um crescimento nas vendas do varejo de 13,9% no mês de maio, com destaque para os setores de tecidos, vestuário e calçados e móveis e eletrodomésticos.

Já o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, cresceu 19,6% em maio, índice dentro da média nacional.

Na comparação com maio de 2019, a queda foi de 14,9%. No acumulado do ano, por sua vez, o setor recuou 8,6% e, nos últimos 12 meses, a redução foi de 1%.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato