Alagoas, 05 de agosto de 2020 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
RANKING

Ufal entra no Top 100 das melhores universidades latino-americanas

Com UOL

07/07/2020 08h08 - Atualizado em 10/07/2020 07h07

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

O Brasil é o país com o maior número de universidades nas primeiras posições de um ranking de instituições latino-americanas compilado pela revista especializada britânica Times Higher Education (THE). No entanto, o topo da lista é ocupado por uma universidade chilena. O ranking contou também com a aparição de onze universidades, entre elas, a Federal de Alagoas (Ufal).

Treze das 20 instituições mais bem avaliadas pela Times Higher Education (THE) são brasileiras, com Universidade de São Paulo (USP) em segundo lugar, Universidade de Campinas (Unicamp) em terceiro e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ambas empatadas em quinto.

A primeira colocada na América Latina é a Pontifícia Universidade Católica do Chile. Já a PUC-Rio, que no ano passado estava em quarto lugar, agora está na sétima posição. Sete das dez melhores instituições são brasileiras, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparecendo pela primeira vez no Top 10.O ranking avalia aspectos como pesquisa, ensino e transferência de conhecimento. 

No caso das universidades latino-americanas, algumas mudanças são feitas na metodologia, levando em consideração que a região costuma realizar menos pesquisas e que há menos publicação de artigos em inglês do que a média global. O Brasil é o país com o maior número de instituições que atingiram o critério para serem avaliadas no ranking regional, com 66 no total, seguido por Chile (30) e Colômbia (23).

Vinte e uma universidades entraram no ranking deste ano, 11 delas brasileiras. Cinco delas entraram no top 100 pela primeira vez: a Universidade Federal de Uberlândia (55º lugar), a Universidade Federal de Sergipe (62º), Universidade Federal de Juiz de Fora (70º), Universidade Federal da Paraíba (87º) e Universidade Federal do Alagoas (95º).

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade