EM FALTA

Ministério da Saúde exclui Alagoas de remessa de medicamentos para entubar pacientes

Por Bruno Fernandes 30/06/2020 - 15:33

ACESSIBILIDADE

Neide Brandão
Medicamentos são usados para sedar e entubar pacientes
Medicamentos são usados para sedar e entubar pacientes

Alagoas ficou de fora da primeira remessa enviada ontem, 29, pelo Ministério da Saúde de anestésicos e relaxantes musculares, importantes para a entubação de pacientes que estão usando respiradores durante tratamento da covid-19.

De acordo com dados do governo federal, os medicamentos estão em falta em todas as unidades da federação. Nesta primeira remessa foram contemplados: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Entre os medicamentos estão sedativos, anestésicos, bloqueadores neuromusculares e substâncias utilizadas na sedação e entubação de pacientes.

Um relatório do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgado na última semana, embora afirmasse que Alagoas estava abastecida, já apontava o risco de falta dos medicamentos nos próximos dias.

Durante coletivas de imprensa, o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, também já havia se pronunciando sobre o assunto e mostrava preocupação sobre a quantidade em estoque.

Até a última semana, ainda era possível encontrar tais medicamentos. Porém, funcionários de um hospital particular na capital informaram que o problema está sendo enfrentado desde a semana passada também na rede privada.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato