Alagoas, 12 de julho de 2020 23º min 27º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
prestação de contas

Maceió tem um dos piores índices de transparência sobre a covid-19

Já o estado de Alagoas ocupa a 9ª posição em mesmo ranking

Bruno Fernandes

29/06/2020 14h02 - Atualizado em 29/06/2020 14h02

Número de infectados pelo novo coronavírus vem aumentando em Maceió
Felipe BrasilNúmero de infectados pelo novo coronavírus vem aumentando em Maceió

Maceió ocupa a 23ª posição no ranking que mede a transparência das capitais e estados brasileiros em relação às medidas adotadas no combate à pandemia do novo coronavírus divulgado na madrugada desta segunda-feira, 29, pela Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Internacional.

De acordo com a ONG, o índice é considerado regular e poderia ser pior se não fosse a pressão da sociedade que influenciou positivamente para que governadores e prefeitos fossem mais transparentes em relação à divulgação de dados.

Em maio, quando foi divulgada a primeira versão, a transparência adotada pela gestão municipal de Rui Palmeira ocupava a 17ª posição com 39,2 pontos.

Alagoas, no entanto ocupa a 9ª posição no mesmo ranking sendo considerada ótima somando 43 pontos. Na primeira versão do ranking, Alagoas ocupava a 19ª posição, sendo considerada uma classificação regular.

Um exemplo sobre as medidas em relação a divulgação de dados referentes à pandemia é o portal da transparência específico sobre o combate ao covid-19 que só foi ao ar depois de cobranças do Ministério Público Estadual.

Na pesquisa foram considerados pontos como adequação dos portais para que ofereçam dados em formato aberto e que facilitem a leitura por programas de computador que podem detectar automaticamente indícios de corrupção e/ou desperdícios.

No total, 12 estados e 15 capitais brasileiros que tiveram avaliação regular ou péssima no mês de maio passaram para as categorias “bom” ou “ótimo”. O ranking é liderado pelo Espírito Santo e por João Pessoa, capital da Paraíba.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade