ENSINO

Escola divulga dicas para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem

Por Assessoria 29/05/2020 - 11:34

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Data do Enem ainda é incerta
Data do Enem ainda é incerta

A sociedade como um todo se movimentou para que a prova do Enem fosse prorrogada, como anunciado pelo Ministério da Educação. Mesmo com 30 ou 60 dias a mais de prazo os estudantes já estão se preparando como podem para a avaliação mais importante do Ensino Médio.

Diante da incerteza sobre a performance dos adolescentes de diferentes redes de ensino as Escolas SEB, presentes em todo o país, e também em Maceió, prepararam uma série de dicas para ajudar os adolescentes em fase de vestibular. Na rede seus estudantes conseguiram preservar a rotina escolar através de plataformas online e ativações que mantiveram a qualidade do ensino, ainda que a distância.

Confira abaixo algumas dicas e orientações que podem ajudar os estudantes a se prepararem melhor para o Enem.

• Prepare o ambiente

Independentemente da estrutura de cada casa é importante que o estudante reserve um lugar para os estudos, longe de distrações e com ferramentas de aprendizado como livros ou computador. Isso pode contribuir muito para a rotina dos estudos.

• Cronograma

Monte seu próprio cronograma de estudos. Mesmo em casa é primordial criar uma rotina organizada. Separe o tempo das aulas e de seus estudo individuais e estipule uma meta de horas que você utilizará para o estudo de cada assunto, baseando-se na incidência de cada tema nas provas dos anos anteriores.

Quanto mais incidente tem sido um assunto mais chances de ele aparecer novamente na prova deste ano. Assim, os assuntos mais incidentes devem estar mais dominados pelos candidatos. Na internet, há vários sites que mostram a relação de incidência de cada tema nas provas do Enem.

Uma boa estratégia também é intercalar disciplinas da área de exatas, como matemática e física, com as da área de humanas, como literatura e história, para não cansar demais o cérebro estudando o mesmo assunto durante muito tempo.

Vale lembrar que o cronograma também contempla momentos de descanso e lazer, além do tempo com a família.

• Simulados

Uma maneira muito eficaz de ficar preparado para as provas é fazer simulados online e responder questões antigas. Existem muitas opções na internet que podem ajudar. Dessa forma você consegue calcular o tempo utilizado nas questões e seu desempenho de forma geral.

Ao realizar essas provas, é importante marcar o tempo exato que cada dia de prova disponibiliza (5h30 para as provas do primeiro dia e 5h para as provas do segundo dia). Um dos desafios do Enem é conseguir terminar todas as questões. Por isso, ao executar cada exame, pratique pular as questões mais difíceis para conseguir chegar até a última questão de cada área, garantindo o acerto naquelas mais fáceis. Essa dica tende a aumentar a sua nota, devido à metodologia de correção da Teoria de Resposta ao Item.

Manter-se informado das notícias da atualidade são de extrema necessidade, pois as provas utilizam de questões do cenário atual e é importante não ser pego desprevenido.

• Redação

Tão importante quanto fazer simulados é refazer redações anteriores. Encontre os temas disponíveis dos anos anteriores e faça um novo texto. Com isso, você fica familiarizado com a avaliação. Procure também novos assuntos, temas que tem relevância na atualidade - como saúde, política, economia e cultura - e escreva sobre eles. Devido ao peso desta parte da prova na média final é importante separar um momento na semana para este treino.

Um ponto importante para passar bem pela etapa de redação é investir no desenvolvimento da leitura e da interpretação de texto, a habilidade que contribui para o sucesso em toda a prova.

• Resuma e explique

Outra forma de assimilar a matéria é resumi-la com suas palavras. Escreva tudo que você entendeu sobre o que leu ou assistiu durante as aulas. Assim você conseguirá assimilar melhor os estudos individuais.

De acordo com o psiquiatra William Glasser, criador do famoso conceito da Pirâmide de Aprendizagem, as formas mais eficientes de aprendizado é quando se escreve sobre ou se ensina um outro colega. Na impossibilidade de contato com outros alunos você pode explicar a matéria para si mesmo. A absorção do conteúdo nestes casos é muito maior e mais eficiente do que decorar teorias.

Vale lembrar que é importante que se domine o conteúdo, pois a ideia dos idealizadores da prova do Enem é incentivar o pensamento crítico e a interdisciplinaridade. Por isso, separam as matérias em grandes áreas, e não da forma padrão.

* Foco

Estudar à distância é um grande desafio. É preciso ter muita disciplina e resistir à tentação de responder mensagens nas redes sociais ou assistir a mais um episódio de sua série favorita. Porém, não desanime e foque nos seus objetivos nesse desafio e imponha suas próprias metas diárias. Em tempos de isolamento, o conhecimento pode ser uma boa companhia.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato