ONLINE

Prestadores de serviços podem emitir notas fiscais durante a quarentena

Por Secom Maceió 07/04/2020 - 10:37

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Nota fiscal pode ser emitida sem burocracia
Nota fiscal pode ser emitida sem burocracia

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) disponibiliza ao contribuinte maceioense serviços de emissão online de notas fiscais por meio do Portal Ginfes, no endereço maceio.ginfes.com.br. Pensando na segurança da população e seguindo as recomendações dos decretos municipais com medidas de combate à covid-19, a Semec reforça a utilização de seus serviços de atendimento à distância neste período de isolamento.

Nos 15 primeiros dias teletrabalho, foram registradas cerca de 80 mil notas fiscais emitidas por meio dessa plataforma.

A plataforma permite que prestadores de serviços, procuradores e contadores emitam notas fiscais eletronicamente de forma rápida e prática.

“Este portal está no ar desde 2013 e vem recebendo atualizações que buscam oferecer, de forma simples e acessível, o melhor serviço ao contribuinte do município. Pensando na segurança do maceioense, nós recomendamos que utilizem nossos serviços online e que entrem em contato com nossa equipe por email ou por telefone caso necessitem de orientações e do nosso suporte. Qualquer emissão de nota só pode ser feita após a solicitação junto à Semec’’, explica o coordenador de Atendimento ao Contribuinte da Semec, Philippe Félix.

São duas possibilidades de emissão: as notas fiscais avulsas e as notas fiscais para os profissionais e empresas com cadastro junto à Prefeitura. Para a emissão de notas avulsas, basta acessar o site do Ginfes, clicar na opção “Notas Fiscais Avulsas”, para realizar o cadastro no portal, e logo após gerar o imposto.

Após efetuar o pagamento, em até 48h, a nota fiscal já está disponível para impressão. Nesta opção, o recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) varia de 3% a 5% sobre o valor da nota emitida.

Já os profissionais que mantém cadastro fixo junto ao município (profissionais autônomos), bem como as empresas e microempreendedores individuais (MEI’s) devem realizar o cadastro e solicitar a liberação da nota previamente. Durante este período de isolamento e com a suspensão do atendimento presencial, o pedido deve ser realizado pelo e-mail [email protected] (para MEI e autônomos cadastrados).

Após a liberação de acesso, ele deve conectar-se ao portal do Ginfes, ir à opção ‘Acesso Exclusivo Prestador’, informar seus dados, realizar o login e emitir a nota.

Já as empresas devem solicitar a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) no portal Gissonline (portal.gissonline.com.br). Após análise da Auditoria Fiscal, o acesso à plataforma de emissão será liberada.

Para mais informações é só ligar para 82 3312-5060 ou encaminhar a demanda para [email protected], de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


Encontrou algum erro? Entre em contato