MEDIDA PREVENTIVA

Defesa Civil interdita ponte que fica sobre barragem que ameaça romper

Por Bruno Fernandes 04/04/2020 - 16:52
Atualização: 04/04/2020 - 17:03

ACESSIBILIDADE

Defesa Civil de Alagoas
Alerta para os moradores ribeirinhos continua
Alerta para os moradores ribeirinhos continua

A Defesa Civil de Pernambuco interditou na tarde deste sábado, 4, a ponte que fica sobre a Barragem Ipanema, em Águas Belas-PE. A confirmação foi repassada pela Defesa Civil de Alagoas.

A medida foi tomada após nova análise e avaliação da barragem, que continua apresentando risco de romper. O alerta para os moradores ribeirinhos das cidades de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha continua.

A informação sobre o risco de rompimento foi repassada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos na noite de quinta-feira, 2. A estrutura está localizada a aproximadamente 30 quilômetros de Poço das Trincheiras.

A barragem apresenta fissuras consideráveis e, em caso de rompimento, a água deve atingir os municípios alagoanos dentro de 90 minutos.

Publicidade

Continua após a publicidade

Como medida preventiva, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil já estão direcionando os esforços para a retirada imediata das famílias localizadas nas comunidades ribeirinhas que apresentam risco de serem afetadas com o possível rompimento.

O governo municipal pede a todos os águas-belenses para não irem à barragem e para não se aproximarem da margem do Ipanema. Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas pelo município.

De acordo com os técnicos, um termo de referência já foi estabelecido para restauração da barragem. Agora, a autoridade do estado responsável aguarda apenas o nível da água baixar para realizar o processo de recuperação.


Encontrou algum erro? Entre em contato