EM PERNAMBUCO

Barragem sob risco de rompimento ameaça municípios alagoanos

Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha podem ser atingidas pela água
Por Redação 03/04/2020 - 19:17
Atualização: 03/04/2020 - 19:37

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Barragem no município pernambucano de Águas Belas
Barragem no município pernambucano de Águas Belas

Existe o risco de rompimento de uma barragem no município pernambucano de Águas Belas, que pode vir a atingir as cidades de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha nos próximos dias. A informação foi confirmada na noite desta sexta-feira, 3, pela Secretaria do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com a pasta, a confirmação sobre o risco foi repassada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos. A estrutura está localizada a aproximadamente 30 quilômetros de Poço das Trincheiras.

A barragem apresenta fissuras consideráveis e, em caso de rompimento, a água deve atingir os municípios alagoanos dentro de 90 minutos.

“Estamos em contato com a Defesa Civil do Estado para que em caso de rompimento o órgão possa retirar a população das margens do Rio Ipanema. Vamos nos manter em alerta com um monitoramento direto nesta barragem, para que em caso de rompimento, todos possam ser informados de forma imediata”, explicou o secretário executivo da Semarh, Alex Gama. 

Publicidade

Continua após a publicidade

Como medida preventiva, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil já estão direcionando os esforços para a retirada imediata das famílias localizadas nas comunidades ribeirinhas que apresentam risco de serem afetadas com o possível rompimento.

O governo municipal pede a todos os águas-belenses para não irem à barragem e para não se aproximarem da margem do Ipanema. Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas pelo município.

De acordo com os técnicos, um termo de referência já foi estabelecido para restauração da barragem. Agora, a autoridade do estado responsável aguarda apenas o nível da água baixar para realizar o processo de recuperação.


Encontrou algum erro? Entre em contato