TRAGÉDIA

Santana do Ipanema está parcialmente submersa e pede socorro

Por Tâmara Albuquerque 30/03/2020 - 17:06

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Famílias tiveram que abandonar suas casas
Famílias tiveram que abandonar suas casas

Em pelo menos um município de Alagoas a ameaça maior neste início de semana não é a pandemia do novo coronavírus. Em Santana do Ipanema, na região sertaneja do estado, a situação de calamidade que decorre das inundações do Rio Ipanema e das chuvas são o maior problema enfrentado pelos habitantes e o poder público. Não há como fazer isolamento ou falar em quarentena quando se perde casa e todos os pertences para a enxurrada, que varreu parte da cidade. Por muito pouco moradores das áreas ribeirinhas não perderam as vidas nesta madrugada.

Bombeiros fizeram o alerta na região, antes das águas do Rio Ipanema, que já estavam altas, terem o volume elevado em mais 1,5 metro, segundo informa a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Pela manhã, o fornecimento de energia elétrica foi suspenso pela empresa Equatorial, pois houve queda de postes em vias públicas. As cabeceiras de duas pontes de acesso à Santana do Ipanema sofreram danos com a enxurrada e foram interditadas. As águas do Ipanema deixaram as pontes submersas em vários trechos.


O município está parcialmente isolado com acesso apenas pela BR- 316. Mais de 600 residências e imóveis comerciais foram inundados na região central da cidade. As águas do Riacho Camoxinga, na periferia, ficaram represadas pelo fluxo do Ipanema e invadiram com fúria dois bairros populosos. As ruas perderam calçamento, móveis foram expulsos das casas com a força da água e da lama. O chefe de gabinete da prefeitura, Cleudson Aquino Nobre, afirma: nunca viu uma inundação tão rápida.

O prefeito Isnaldo Bulhões, que coordena os trabalhos no local, determinou a abertura de mais dois pontos de abrigos para acomodar as famílias, incluindo 200 crianças, e receber donativos nas Escola Hormindo Barros e na Creche Lagoa do Junco. O município precisa de doações para manter os moradores desalojados: comida, colchões e produtos de higiene estão em falta. Os danos materiais são incalculáveis.

A Semarh informou que uma barragem no município de Águas Belas (PE) rompeu e as águas desaguaram no Ipanema. Neste momento, o rio está 2 metros acima da cota de transbordamento, ultrapassando 1,5m a cheia ocorrida na última semana. Além disso, Santana do Ipanema foi castigada pelas chuvas. Nas últimas 24 horas choveu 70 milímetros, volume mais que o esperado para todo o mês de março na região. O aviso meteorológico emitido pela secretaria no domingo (29) segue vigente e a instabilidade sobre o Oceano Atlântico continua, podendo causar chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas, incidências de raios e acumulados significativos em todas as regiões alagoanas.

Assista


Encontrou algum erro? Entre em contato