CHUVAS

Alerta: Santana do Ipanema está sob ameaça de nova inundação

Por Tâmara Albuquerque 27/03/2020 - 09:17

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Famílias estão recebendo ordem para deixar as residências
Famílias estão recebendo ordem para deixar as residências

O município de Santana do Ipanema, que teve decretado o estado de emergência em função dos transbordamentos do Rio Ipanema e do Riacho Camoxinga, está sob ameaça de nova inundação. A situação do município pode se agravar em função da constante alta no nível das águas do rio, que margeia a cidade e passa pelas áreas onde reside a população mais carente. 

A Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros Militar estão fazendo o monitoramento do Ipanema, que recebeu grande volume de águas desde a última quarta-feira, 25, em razão da abertura de comportas em barragens de Pernambuco, além de trombas d`água que caíram na região do Sertão de Alagoas. 

As famílias estão recebendo ordem para deixar as residências nas margens do rio e sendo encaminhadas para pontos de apoio montados pela Prefeitura. A chuva deu uma pequena trégua em Santana do Ipanema, mas a previsão é de que volte a cair com intensidade em toda região. O município de Dois Riachos também registra danos por causa dos temporais. 

Com a alta no volume das águas do Rio Ipanema, os habitantes e poder público do município de Batalha e Belo Monte, onde o rio deságua no São Francisco, estão em alerta. 

Em Santa do Ipanema, a enxurrada do Riacho da Camoxinga varreu parte da cidade e deixou cerca de 200 famílias desalojadas. Não houve nenhuma vítima fatal, mas os danos materiais são imensos. Muitas casas foram inundadas e ficaram submersas. A força da enxurrada destruiu também vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos que afetaram a capacidade de reposta da prefeitura. Pelo menos 40 famílias tiveram que ser resgatadas na inundação.

Os pontos de apoio aos habitantes estão no Centro Bíblico da Paróquia São Cristóvão, Escola Municipal São Cristóvão e na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), para onde devem ser encaminhadas doações como alimentos, roupas, material de higiene pessoal e água potável. O governador Renan Filho autorizou a doação de água potável para os desalojados e anunciou a liberação, ainda não definida, de recursos financeiros para o município.


Encontrou algum erro? Entre em contato