PANCADAS INTENSAS

Aviso de chuva forte faz Defesa Civil emitir alertas de deslizamentos em Maceió

Previsão foi feita pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Por Bruno Fernandes 14/03/2020 - 12:54

ACESSIBILIDADE

Ascom
Defesa Civil emite alertas por SMS e orienta sobre áreas de risco
Defesa Civil emite alertas por SMS e orienta sobre áreas de risco

A Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu neste sábado, 14, um aviso meteorológico alertando que as condições atmosféricas sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa do estado de Alagoas, estarão favoráveis à ocorrência de chuvas.

O período é classificado como de intensidade moderada a forte com pancadas intensas, podendo gerar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral alagoano com atenção especial à região Metropolitana, Zona da Mata e Baixo São Francisco, a partir da noite deste sábado (14).

As condições podem seguir até a terça-feira, 17. Nas outras regiões ambientais, a previsão é de chuvas fracas a moderadas, intercaladas com períodos de tempo seco.

O aviso destaca ainda que essas chuvas previstas, em um primeiro momento, não deverão trazer risco de transbordamento nos principais rios do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas.

Apesar de não significar riscos, pancadas intensas poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

Com o alerta emitido pela Semarh, a Defesa Civil de Maceió está emitindo desde o começo desta tarde, por meio do sistema de alerta via SMS, mensagens informando sobre a ocorrência das chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos.

A medida, que usa o sistema de alerta nacional de Defesa Civil, permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.


Encontrou algum erro? Entre em contato