maceió

Plano de Saneamento prevê recuperação do Salgadinho a longo prazo

Por Sofia Sepreny e José Fernando 06/03/2020 - 11:31
Atualização: 06/03/2020 - 12:05

ACESSIBILIDADE

Sofia Sepreny
Renan Filho e Rui Palmeira discutem saneamento
Renan Filho e Rui Palmeira discutem saneamento

O prefeito de Maceió Rui Palmeira (sem partido) se reuniu com o governador Renan Filho (MDB) na manhã desta sexta-feira, 6, para discutir a expansão da rede de saneamento básico em Maceió. 

Entre os tópicos levantados durante coletiva de imprensa está a poluição do Riacho Salgadinho, que deságua diretamente no mar da capital causando mau cheiro e espantando turistas. 

Quanto ao assunto, Renan Filho parece desacreditado sobre uma possível recuperação do riacho. "Aquele esgoto que corre no Salgadinho, que chega à Praia da Avenida, é gerado por uma banda da capital", disse. 

Para vencer esse imbróglio, segundo o governador, é necessário oferecer saneamento adequado a toda Maceió: "A imprensa, no passado, achou que alguém era capaz de resolver o problema do Salgadinho sozinho. Ninguém é capaz. É necessário investimento contínuo". 

Em contraponto, o plano de saneamento da Região Metropolitana, conforme avalia Renan Filho, irá gerar mais emprego e potencializar o avanço do turismo. De acordo com Rui Palmeira, o Executivo conta com cinco pacotes de obras - sendo três em execução - direcionados à parte alta da capital e ao Litoral Norte.

“É fundamental para o turismo e esperamos que em breve Maceió possa ter uma cobertura bem maior de saneamento", frisou o prefeito. 

Dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam que 96,2% da população de Maceió é atendida com rede geral de abastecimento de água e 40,3%, com coleta de esgoto.

Política

Apesar de estarem em lados opostos na política a maior parte do tempo, Renan Filho, durante coletiva, disse que nunca deixou de investir na capital alagoana: "Nunca deixamos de conversar". 

Sobre a união para apoiar o pré-candidato, Alfredo Gaspar, o governador destacou que o nome do ex-procurador geral de Justiça pode garantir mais avanços para Maceió. 


Encontrou algum erro? Entre em contato