MEIO AMBIENTE

Especialistas expõem possíveis impactos da exploração de petróleo em Alagoas

Estudo realizado a pedido da Agência Nacional de Petróleo revelou futuro econômico e ambiental
Por Bruno Fernandes 04/03/2020 - 15:52
Atualização: 04/03/2020 - 22:40

ACESSIBILIDADE

Bruno Fernandes
Consulta Pública aconteceu em um hotel no bairro da Pajuçara
Consulta Pública aconteceu em um hotel no bairro da Pajuçara

Uma consulta pública realizada na tarde desta quarta-feira, 4, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em um hotel no bairro da Pajuçara, expôs os impactos que a exploração de petróleo e gás na bacia sedimentar marítima de Sergipe-Alagoas/Jacuípe pode causar à região litorânea do estado.

Apesar de ainda existir locais definidos para serem instalados poços e plataformas de exploração, o cenário montado pela empresa Ecology Brasil - a pedido da agência - revelou locais que são viáveis ou não para a exploração, além de como espécies marinhas podem ser impactadas.

"A atividade sísmica e o tráfego de navios na região podem afetar o ambiente, especialmente as tartarugas marinhas. O tráfego pode ocasionar atropelamento em uma região de grande reprodução, o que pode diminuir a população da espécie no futuro", explica Eliane Omena, coordenadora técnica de área sedimentar ao EXTRA.

A especialista explicou também que a fase de perfuração de poços e o escoamento também podem impactar e gerar interferências. "Quando acontece a perfuração são liberados fluídos e cascalhos que são considerados tóxicos e que também podem impactar negativamente a vida marinha".

Mesmo com os impactos negativos, Eliane afirma que a exploração é viável contanto que seja feito de forma correta e em áreas indicadas e alerta que o estudo ainda não foi concluído.

"O poder econômico da região vai aumentar. Será criado um mercado novo, troca de tecnologias e incentivos para projetos que protegem essas espécies que podem a vir sofrer com os impactos".

Maceió é a segunda capital a receber a consulta pública. As reuniões presenciais servem para a ANP dialogar com a sociedade e com representantes ambientais estaduais, garantindo o pleno acesso, a ampla divulgação do estudo e a participação das comunidades.

O diagnóstico socioambiental resultante subsidiará o planejamento de políticas públicas de petróleo e gás natural e incluirá recomendações para o licenciamento ambiental.

Além da ANP, que contratou o estudo, compõem o comitê técnico de acompanhamento o Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Encontrou algum erro? Entre em contato