Alagoas, 08 de abril de 2020 25º min 29º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
COVID-19

Alagoas registra o primeiro caso suspeito de coronavírus

Paciente visitou França e passou por São Paulo antes de desembarcar em Maceió

Redação

27/02/2020 17h05 - Atualizado em 27/02/2020 17h05

Exame foi validado hoje pelo Ministério da Saúde
Reprodução/G1Exame foi validado hoje pelo Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) informou na tarde desta quinta-feira, 27, o primeiro caso suspeito de coronavírus em Alagoas. A confirmação foi repassada à pasta pelo Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS).

O paciente suspeito trata-se de um alagoano de 66 anos que voltou da França para Maceió no dia 11 de fevereiro, após conexão em São Paulo. A suspeita foi validada pelo Ministério da Saúde.

O senhor que não teve a identidade divulgada chegou em Alagoas com um quadro de dor de garganta, que evoluiu para fraqueza, dificuldade de respirar, tosse e febre.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, ele só procurou o serviço de saúde privado no dia 26 de fevereiro. Após avaliação realizada pela equipe médica do hospital, ele foi colocado em isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves.

As coletas de amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas, que as encaminhou ao Laboratório Nacional de Referência Adolfo Lutz.

O CIEVS solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária a lista de passageiros que estavam no mesmo voo para contatar os Estados de origem e também estabeleceu a investigação dos familiares. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, o centro vem mantendo monitoramento contínuo.

A Sesau reforça que pessoas que apresentem sinais e sintomas característicos e que possuam histórico de viagem recente a um dos 16 países com casos do vírus (China, Japão, Irã, Vietnã, Camboja, Tailândia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Itália e Malásia) devem procurar atendimento nos serviços de saúde mais próximos de sua residência.

A Sesau ressalta que o Plano de Contingência do Estado de Alagoas para o novo coronavírus foi elaborado desde o início de fevereiro e vem sendo divulgado para os serviços de saúde.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade