TENSÃO

Chuva forte pode causar movimentações em áreas de encosta, alerta Semarh

As pancadas intensas poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem
Por Bruno Fernandes com assessoria 20/02/2020 - 16:23
Atualização: 20/02/2020 - 18:37

ACESSIBILIDADE

Priscylla Régia
Chuva deixa população apreensiva
Chuva deixa população apreensiva

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou nesta quinta-feira, 20, que a chuva que cai em Maceió pode se estender até amanhã, 21, e provocar movimentações de massa em áreas de encostas na capital.

Segundo o aviso meteorológico, as condições atmosféricas sobre a região Nordeste do Brasil, próximas a Alagoas, estão favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade moderada à forte em pontos isolados no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

“Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas", informa o aviso.

Apesar do impacto nas lagoas não ser considerado alto, as pancadas intensas poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem e movimentações de massa em áreas de encosta”, completa o aviso Semarh.

Por se tratar de uma previsão de chuvas localizadas, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo que segue sendo realizado pela Secretaria.

É importante destacar que este sistema meteorológico que está presente é típico desta época do ano e pode ocasionar grandes volumes de chuva em vários pontos do Nordeste. No entanto, em Alagoas, não deve gerar acumulados significativos, principalmente em Maceió e na região metropolitana.

A assessoria de comunicação da pasta informou que a Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Os avisos emitidos pela Semarh são encaminhados para Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Gabinete do Governador.


Encontrou algum erro? Entre em contato