OPORTUNIDADE

Samu nas Escolas abre 30 vagas para alunos de Serviço Social, Medicina e Enfermagem

Por Agência Alagoas 31/01/2020 - 10:35

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Além dos males causados pelos trotes, Samu nas Escolas orienta sobre primeiros socorros
Além dos males causados pelos trotes, Samu nas Escolas orienta sobre primeiros socorros

Estudantes de Medicina, Enfermagem e Serviço Social podem se inscrever no Projeto Samu nas Escolas até o próximo dia seis de fevereiro. Executado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a edição 2020 está ofertando 30 vagas, sendo 17 para o turno da manhã e 13 para o período da tarde.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: http://twixar.me/FTtT. Para obter mais informações, basta acessar o edital, disponível no endereço http://twixar.me/ZTtT. O processo seletivo é divido em três etapas, onde a primeira corresponde a uma carta de intenção, depois uma entrevista e, para finalizar, o candidato deverá fazer uma apresentação sobre um tema específico, relacionado a primeiros socorros.

Por meio da ação, o Samu Alagoas visa continuar reduzindo os trotes recebidos pelo número 192. Para se ter ideia, no ano passado, o percentual de ligações indevidas caiu 37,08%, quando comparado com 2018, o que representa 115.246 chamadas a menos.

“Mas o quantitativo de trotes ainda é considerado alto. No ano passado, o Samu Alagoas registrou 491.612 ligações, das quais 195.505 indevidas, representando 39,76% dos chamados”, informou o supervisor do Samu, Marcos Ramalho.

O projeto – As ações do Samu nas Escolas são voltadas para crianças e adolescentes de instituições de ensino público e privado da capital alagoana. Durante as atividades, os integrantes do projeto explicam a função do Samu, quando o serviço deve ser acionado, e informa sobre os prejuízos que os trotes causam à sociedade.

Além disso, os alunos também participam de uma oficina de primeiros socorros, recebendo instruções do que fazer em situações de engasgo, choque elétrico, queimadura, fratura e desmaio. E ao final das ações, eles têm a oportunidade de conhecer o interior de uma Unidade de Suporte Básico (USB).

As escolas que tiverem interesse em agendar uma visita da equipe do Projeto Samu nas Escolas podem entrar em contato com o Serviço Social da Central Maceió do Samu Alagoas, ligando para o número 3315-1165.


Encontrou algum erro? Entre em contato