NO POÇO

Poluição causada por Moinho Motrisa é denunciada ao Ministério Público

Por Bruno Fernandes com MPE 29/01/2020 - 14:45
Atualização: 29/01/2020 - 14:58

ACESSIBILIDADE

Ascom
Reunião aconteceu na sede do Ministério Público Estadual
Reunião aconteceu na sede do Ministério Público Estadual

Moradores da comunidade da Vila Nossa Senhora do Carmo, localizada por trás do Moinho Motrisa, no bairro do Poço, em Maceió, denunciaram nesta quarta-feira, 29, ao Ministério Público Estadual (MPE-AL) que a empresa estaria cometendo crimes de poluição sonora e ambiental.

Os representantes pediram que a instituição interviesse para apurar tal situação e, ainda, informaram que obras estão acontecendo no local, o que lhes chamou atenção em razão do acidente ocorrido há quase seis anos, quando uma torre de concreto desabou, deixando dezenas de feridos.

A comissão de moradores foi recebida pelo procurador-geral de justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pelo promotor substituto da Promotoria de Justiça de Urbanismo, Givaldo de Barros Lessa.

“O Ministério Público é uma casa de direitos e temos a obrigação de trabalhar para solucionar problemas coletivos. Vamos instaurar um procedimento para saber o que, de fato, está acontecendo naquela região”, afirmou o chefe do MPAL.

“Ouviremos todos os moradores oficialmente e, com base em suas declarações, instauraremos uma notícia de fato. E, de início, requisitaremos à empresa esclarecimentos sobre o funcionamento do moinho, inclusive, como estão sendo operados os cilos (torres)”, detalhou Givaldo Lessa.

“O barulho em razão da operação das máquinas e das torres é ensurdecedor e ninguém consegue fazer nada direito em razão dessa zuada. Além disso, há a liberação de uma espécie de fuligem que suja toda a vila e também as nossas casas. Tudo fica tomado por esse pó. As pessoas estão adoecendo e uma providência precisa ser tomada”, comentou a empresária Silvana Valença.

“Também é preciso lembrar que, passados aproximadamente seis anos do acidente, o moinho pouco foi responsabilizado por todos os danos que nos causou”, questionou ela.


Encontrou algum erro? Entre em contato