Maceió

Prefeitura prorroga por seis meses intervenção no transporte público

Por Tamara Albuquerque 24/01/2020 - 11:38
Atualização: 24/01/2020 - 11:58

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Ônibus de empresa Veleiro é lacrado por falta de manutenção
Ônibus de empresa Veleiro é lacrado por falta de manutenção

O prazo de intervenção nos serviços de transporte público de Maceió foi ampliado por mais seis meses a pedido do prefeito de Maceió, Rui Palmeira. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial de Município e permite ao governo atuar na execução do contrato de concessão do serviço pelas empresas que operam com o transporte público da capital. Atualmente,quatro empresas são responsáveis pelo transporte de passageiros: Cidade de Maceió, São Francisco, Veleiro e Real Alagoas.

A intervenção no sistema foi decretado em 2018(decreto nº. 8.754, de 27 de Junho de 2019) como tentativa de regularizar a prestação dos serviços, que à época já apresentava deficiência. As empresas denunciavam a falta de sustentabilidade financeira com a prática da tarifa sem reajuste e os usuários reclamavam das condições degradantes dos veículos e da frota reduzida, que implica na demora dos carros cumprirem os trajetos das linhas.

A intervenção é feita pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser). Entre os objetivos da intervenção estão: regularizar a prestação dos serviços públicos de gestão do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE); evitar prejuízos à operação do sistema de transporte coletivo urbano de Maceió; assegurar manutenção de um preço justo da tarifa e garantir a sustentabilidade financeira e operacional do SBE, bem como a continuidade da prestação dos serviços.


Encontrou algum erro? Entre em contato