POR 60 DIAS

Detran de Alagoas quer adiar implantação da nova Placa de Identificação Veicular

Por Tamara Albuquerque 21/01/2020 - 08:17
Atualização: 21/01/2020 - 08:47

ACESSIBILIDADE

Ministério das Cidades
Placa veicular padrão, que deve ser adotada no Mercosul
Placa veicular padrão, que deve ser adotada no Mercosul

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) vai solicitar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o adiamento da implantação da nova Placa de Identificação Veicular (PIV), cuja obrigatoriedade passa a valer no próximo dia 31 deste mês para todos os estados. O órgão afirma que necessita de mais 60 dias para cumprir a Resolução nº 780/2019 do Contran, instituída em julho do ano passado, por motivos alheios à sua responsabilidade.

Segundo o Detran/AL, apesar de dispor dos requisitos técnicos para implantação da placa, o processo depende de iniciativas que fogem ao controle da autarquia para virar realidade e cita, em nota técnica, o fato das antigas casas de placas (estampadores) alegarem dificuldades para a providência de documentações e custo na infraestrutura para o trabalho.

As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai e a previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela. Dos 26 estados brasileiros, já aderiram à nova PIV Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada no país seis. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais a implantação ficou para 2017 e depois, adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas.


Encontrou algum erro? Entre em contato