Sem ônibus

Greve dos trabalhadores da Veleiro será mantida nesta sexta-feira

Por Tamara Albuquerque 16/01/2020 - 20:06
Atualização: 17/01/2020 - 08:01

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Ônibus da Veleiro não sairão da garagem nesta sexta-feira
Ônibus da Veleiro não sairão da garagem nesta sexta-feira

A greve dos trabalhadores da empresa de transporte urbano Veleiro será mantida nesta sexta-feira, 17, até que surja uma proposta patronal sobre as reivindicações da categoria. A empresa tem linhas circulando em bairros de Maceió e no município de Rio Largo.

Os trabalhadores da Veleiro cruzaram os braços e suspenderam as atividades ontem pela manhã, reivindicando pagamento de salário, regularização no repasse de contribuições ao INSS e FGTS e até repasse de valores descontados nos contracheques para pensão alimentícia.

O movimento grevista forçou a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a convocar uma reunião para negociação entre as partes. O encontro acontecerá hoje e com participação dos sindicatos das Empresas (Sinturb), e do sindicato dos trabalhadores do setor (Sinttro).

O presidente do Sinttro, Sandro Régis, vai propor na reunião que os cerca de 450 funcionários da Veleiro sejam absorvidos por outras empresas do sistema público de transporte ou mesmo pela empresa que deveria substituir a Veleiro, em caso de fechamento desta.

A paralisação das atividades da Veleiro, gerou problemas para os usuários se deslocarem pela cidade. A empresa dá cobertura a 15 linhas em Maceió. A SMTT orientou que outras empresas fizessem o deslocamento de veículos para suprir a falha, mas a orientação não chegou a ser aceita integralmente.

Em nota oficial, a SMTT informa que segue trabalhando para garantir o direito dos usuários. leia na íntegra:

"A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que segue trabalhando para garantir o direito de ir e vir dos usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e fazer com que nenhum passageiro do transporte público da capital fique desassistido durante a paralisação dos funcionários da empresa Veleiro.

O órgão reforça ainda que, na quinta-feira (16), encaminhou um ofício aos representantes do Sinturb e do Sinttro determinando que as outras três empresas que compõem o SIMM atendam aos bairros que deveriam ser atendidas pela Veleiro.

Sobre a informação de que a concessionária Veleiro teria sido desligada do SIMM, a SMTT esclarece que esta informação não procede. No entanto, a Superintendência ressalta que todas as medidas cabíveis já estão sendo adotadas para coibir qualquer tipo de irregularidade que venha colocar em risco a integridade física dos passageiros e prejudicar a oferta do transporte público da capital".


Encontrou algum erro? Entre em contato