PERÍODO FAVORÁVEL

Alagoas enfrentará surto de dengue em março, alerta Ministério da Saúde

Por Bruno Fernandes com Agência Brasil 16/01/2020 - 16:05

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Mosquito Aedes aegypti transmite  dengue, zika e chikungunya
Mosquito Aedes aegypti transmite dengue, zika e chikungunya

Alagoas pode ser alvo de um surto de dengue a partir de março deste ano. O alerta foi divulgado nesta quinta-feira, 16, pelo do coordenador de Vigilância de Arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Saidí.

Em entrevista à TV Brasil, o especialista explicou que o período favorável ao aumento de casos da dengue no Brasil, que começou em novembro de 2019, vai até o próximo mês de maio, época de chuva.

Além de Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e os nove estados do Nordeste podem ser atingidos. Segundo Saidí, no entanto, a dinâmica da transmissão da doença é que pode ocasionar o surto nessas regiões.

Hoje há quatro sorotipos da dengue e quando ocorre alteração do padrão de circulação, também aumenta o número de transmissões.

"A mudança no padrão de circulação, que está acontecendo agora nesses dois estados [Espírito Santo e Rio de Janeiro], e a possibilidade de isso ocorrer nos estados do Nordeste, em 2020, apontam para um cenário de risco", disse o coordenador.

Saidí afirma que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, por esse motivo, alerta sobre a importância de haver integração entre as políticas públicas de governo e a mobilização da população.

Ele diz ainda que o controle deve ser feito porque, nesta época do ano, o mosquito completa seu ciclo de reprodução em 10 dias. Desde o ano passado, os casos da doença aumentaram em 510% no Estado. 

De acordo com o relatório do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS) disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os casos de dengue dispararam de 2.120, em 2018, para 12.936, em 2019. Os casos de zika e chikungunya também aumentaram.


Encontrou algum erro? Entre em contato