RIACHO GROTINHA

Central de Tratamento de Resíduos Sólidos é denunciada por suspeita de contaminação

Por Bruno Fernandes com MPE 15/01/2020 - 16:10
Atualização: 15/01/2020 - 16:34

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Youtube
CTR foi fiscalizado nesta quarta-feira, 15, pelo MPE
CTR foi fiscalizado nesta quarta-feira, 15, pelo MPE

Uma denúncia de contaminação do Riacho Grotinha, no bairro de Jacarecica, em Maceió, por parte da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR), situada no bairro de Guaxuma levou equipes do Ministério Público Estadual de Alagoas a realizar uma fiscalização e solicitar analises da água para constatar ou não o fato.

Segundo o promotor de justiça Ricardo Libório, da Promotoria de Justiça de Recursos Hídricos, moradores da região procuraram o Ministério Público para reclamar da qualidade da água que estava chegando em suas torneiras.

“Eles disseram que o Riacho Grotinha é uma das fontes da água que chega até as casas da comunidade, então, nós resolvemos vir até o aterro para verificar como é feito o tratamento do lixo que chega aqui e se existe a possibilidade de contaminação. E também solicitamos uma análise tanto da água do riacho, quanto daquela que está sendo fornecida à população”, explicou.

Após a inspeção feita em toda a CRT, o Ministério Público determinou os locais onde deverão ser coletadas as amostras de água para análise. Tal estudo será feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Ricardo Libório também requisitou ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para que seja feita uma inspeção in locu com o objetivo de identificar outras possíveis causas de poluição no referido riacho.

Uma nova reunião com a comunidade será marcada apresentar o resultado dos trabalhos que serão feitos pela Semarh e BPA e quais serão os próximos passos a serem dados pelo MPAL com a finalidade de levar água limpa para a população.


Encontrou algum erro? Entre em contato