LICITAÇÃO ATRASADA

Atraso na entrega de livros pelos Correios deve prejudicar ano letivo em Alagoas

Por Sofia Sepreny 13/01/2020 - 10:26
Atualização: 13/01/2020 - 12:07

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Empresa é terceirizada anualmente pelos Correios
Empresa é terceirizada anualmente pelos Correios

Anualmente, os livros didáticos do ensino de Alagoas são distribuídos por uma empresa terceirizada contratada pelos Correios. No entanto, neste ano, a desorganização da atual superintendência da estatal pode prejudicar o ano letivo de diversos alunos da rede estadual. 

Isto porque a empresa terceirizada para realização da triagem e da distribuição destes livros sequer foi contratada. De acordo com Alysson Guerreiro, presidente do Sindicato dos Correios em Alagoas, essa licitação seguida de contratação deveria ter sido iniciada em agosto, o que não ocorreu. 

"Todo ano os Correios fazem a contratação dessa empresa para a triagem dos livros. Licitação requer certo tempo. É necessário fazer com antecedência para que se iniciem os trabalhos. A superintendência estadual demorou para fazer essa licitação e quando foi feita, a empresa vencedora deixou de apresentar alguns documentos, entrou em recurso e hoje a licitação ainda está em fase de recurso", contou o presidente sindical. 

Ele relata que com o impasse os Correios estão retirando carteiros dos seus setores para fazer esse serviço de triagem o que acaba impactando ainda a entrega de correspondências em todo estado. 

"Temos déficit de funcionários e eles ainda estão sendo realocados para o polo industrial para realização desta triagem", criticou. O prazo para entrega destes livros é dia 10 de fevereiro e até o momento apenas 20% do total foram entregues. 

"O ano letivo começa agora e não há previsão para finalizar essas entregas. Quase 80% devem ser entregues até o dia 10, isso é impossível", finalizou o sindicalista. 

Caso a situação não seja normalizada a tempo, alunos das redes públicas de ensino começarão o ano letivo sem os novos livros.


Encontrou algum erro? Entre em contato