TEM SAÍDA

Projeto deve beneficiar 220 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

Por TJ AL 13/12/2019 - 08:56

ACESSIBILIDADE

Caio Loureiro
Erika Lima, do TJAL, assinou termo de cooperação do programa 'Tem Saída', nesta quinta (12)
Erika Lima, do TJAL, assinou termo de cooperação do programa 'Tem Saída', nesta quinta (12)

Representantes da Rede de Proteção à Mulher em Alagoas participaram, nesta quinta-feira (12), do lançamento do programa “Tem Saída”, que visa garantir capacitação e emprego para vítimas de violência doméstica. A expectativa é que pelo menos 220 mulheres sejam beneficiadas na capital com a oferta de cursos e vagas de trabalho.

De acordo com a presidente da Comissão Especial da Mulher da Ordem dos Advogados (OAB/AL), Anne Caroline Fidelis, dez empresas já se cadastraram no programa. “São salões de beleza, restaurantes e outras que disponibilizarão vagas de trabalho específicas para essas mulheres. A tendência é que cada vez mais empresas sejam parceiras”, disse.

Ainda segundo Anne Caroline, 30% das mulheres que permanecem no relacionamento abusivo o fazem em virtude da dependência econômica. “Queremos mostrar que existe uma saída. O programa se propõe a ajudar essas mulheres a quebrarem o ciclo da violência por meio da autonomia financeira”.

Para ingressarem no “Tem Saída”, as mulheres em situação de violência doméstica ou familiar precisam já ter acionado o sistema de Justiça. As portas de entrada são Judiciário, Defensoria, Ministério Público e os próprios órgãos de segurança.

“Se elas já tiverem denunciado os abusos e forem dependentes financeiramente, serão encaminhadas para entrevistas de emprego nas empresas previamente cadastradas no programa”, explicou Anne Caroline, ressaltando que, além das vagas ofertadas pelas empresas, foi firmada parceria com o Senac para a disponibilização de cursos e treinamentos.

O Tribunal de Justiça de Alagoas participou do lançamento do programa. “Esse projeto é lindo. Espero que seja um sucesso e que as mulheres cada vez mais se libertem dessas agressões”, disse Erika Lima, representante do TJAL no evento.

Para o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, o apoio das entidades parceiras é fundamental para o êxito da iniciativa. “O programa é a junção de forças de uma série de atores empenhados em contribuir para resolver o problema da violência contra as mulheres”, completou.


Encontrou algum erro? Entre em contato