FIM DOS COBRADORES

Ônibus de Maceió terão 'agentes operacionais' para ajudar passageiros

Cerca de 1.300 cobradores podem mudar de profissão devido à extinção da categoria
Por Bruno Fernandes 04/12/2019 - 15:12
Atualização: 04/12/2019 - 15:31

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Cobradores passarão por capacitação para desempenhar outras funções
Cobradores passarão por capacitação para desempenhar outras funções

O sistema de transporte público de Maceió deve passar por uma verdadeira mudança nos próximos anos. A extinção da função de cobrador nos coletivos dará lugar ao ‘agente operacional’, evitando o desemprego em massa, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de Alagoas (Sinttro/AL).

Cerca de 1.300 cobradores de ônibus de Maceió podem mudar de profissão devido a possível extinção da função. O alerta foi feito pelos próprios trabalhadores durante uma audiência entre as empresas de transporte coletivo que atuam em Maceió e os funcionários mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na última segunda-feira, 2.

Em entrevista ao EXTRA, o presidente do sindicato, Sandro Regis, informou que apesar da extinção ser iminente, os trabalhadores não ficarão desempregados, visto que foi assinado junto às empresas um aditivo garantindo o emprego da categoria, mesmo que a bilhetagem eletrônica se torne totalizada em todos os coletivos.

“Hoje o cobrador está engessado, ele se tornará mais útil se ficar livre dentro do carro. Na retirada do dinheiro de circulação, a gente vai colocar um agente para ajudar o motorista. Ele terá a função de ajudar os passageiros no embarque e desembarque, como: obesos, idosos, gestantes, além de inibir embarque pela porta traseira”, informou o presidente que definiu a nova função como de um fiscal interno.

A denúncia do grupo de cobradores narra que alguns motoristas de ônibus do transporte coletivo estão exercendo as funções de condutor e cobrador de ônibus. “A categoria é consciente que mais cedo ou mais tarde a função vai deixar de existir, até porque todas as empresas, de fato, já estão realizando testes colocando veículos que circulam apenas com o cartão Bem Legal”, explica o representante sindical. 

“Isso é um projeto a médio prazo, até lá serão oferecidos cursos para realocar os cobradores não só nessa função de agente operacional, mas em outra áreas dentro das próprias empresas”, concluiu.

Durante a audiência, o sindicato das empresas de ônibus confirmou a capacitação e ressaltou que o momento é de luta pela sobrevivência do setor afirmando que foram criadas formas de qualificação para os cobradores, viabilizando a mudança de função dos profissionais que não pretendem seguir na profissão de cobrador.

O Ministério Público do Trabalho, por sua vez, utilizou a audiência como forma de obter informações a respeito da denúncia. A instituição irá verificar de que forma atuará, a partir dos dados coletados, para solucionar o conflito.


Encontrou algum erro? Entre em contato